ESTATÍSTICAS: Começa Coleta experimental de dados do CENSO 2020

Sete cidades participam dos testes. Censo acontece de dez em dez anos

Dados do levantamento servem para a elaboração de políticas públicas: um mapa mais detalhado do País (Foto: Arquivo/JOC).
Dados do levantamento servem para a elaboração de políticas públicas: um mapa mais detalhado do País (Foto: Arquivo/JOC).

A coleta domiciliar do Censo Experimental começou no dia 1º, em Poços de Caldas (MG), município que vai concentrar os testes de questionário e de toda infraestrutura necessária para o Censo Demográfico 2020. Cerca de 180 recenseadores visitarão todos os mais de 60 mil domicílios da cidade mineira até 2 de dezembro.

O ensaio geral também será realizado em outros sete estados, com foco na avaliação da coleta em condomínios de alta renda, favelas, moradias improvisadas, terras quilombolas e indígenas, e domicílios com pessoas que não falam a língua portuguesa.

Em Poços de Caldas, a expectativa é que os recenseadores do IBGE comecem as visitas nesta quinta, 3. Nos próximos dois dias, serão passadas as últimas orientações para as equipes de campo e será feito o carregamento dos dispositivos móveis de coleta, aparelhos semelhantes a smartphones.

Áreas dos municípios de Bujari (AC), General Sampaio (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de terras indígenas em Jatobá, Tacaratu e Petrolândia (PE), receberão a visita dos recenseadores durante todo o mês de outubro. Já o Censo Experimental em terras quilombolas dos municípios de Restinga Seca e Porto Alegre (RS), e algumas áreas de Juiz de Fora (MG), vai até o dia 25 de novembro.

Os informantes podem verificar a identidade de todos os entrevistadores pelo site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181.

O censo é um levantamento realizado pelo IBGE a cada década. O estudo coleta dados sobre números de habitantes, vagas de emprego, infraestrutura e fecundidade, entrou outros itens. Os dados são utilizados para a implementação de políticas públicas e elaboração de estudos acadêmicos.

Pela internet

Com a população brasileira cada vez mais conectada, a coleta de dados pela internet é uma das apostas do Censo 2020. Durante todo esse período de Censo Experimental, os moradores de Poços de Caldas podem responder à pesquisa diretamente por meio do site Questionário 2020. Para quem optar por essa alternativa, é necessário solicitar ao recenseador, no momento da visita, um código e uma senha de acesso ao questionário online.

Entre os dias 21 e 29 de setembro, antes mesmo da visita do recenseador, a população do município mineiro recebeu em seu domicílio uma carta com um código e senha para poder responder ao questionário online. Os domicílios que participaram corretamente dessa etapa não serão mais visitados.

No final do teste da coleta presencial, em 2 de dezembro, os domicílios onde os recenseadores não conseguirem contato receberão uma correspondência com informações para uma última tentativa de preencher o questionário pela internet.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta