Expediente apenas após o Carnaval

Repartições públicas, casas comerciais e agências bancárias só funcionam normalmente a partir do dia 5 de março

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

A popularidade de um País que só funciona após o Carnaval, em tese, tem suas verdades. Com a festa, o expediente da maioria dos estabelecimentos, públicos e privados, fica interrompido. Apenas a partir do dia 5 de março, parte deles reabrem. Depois, a expectativa, aí sim, é de um ano cheio de trabalho e compromissos.

O que funciona

Nas Cidades Irmãs, as agências dos Correios ficam fechadas na segunda e terça-feira. Apenas no sábado, 1º, a agência da Rua Professor Cleto, no centro de União da Vitória, abre das 9 às 11 horas, somente para entrega de documentos. Na quarta, em todas as unidades, o atendimento começa ao meio-dia.

Começa também neste horário o expediente nos bancos. Na quarta, quando abre ao público, o atendimento será apenas até às 15 horas. Na segunda e na terça, não haverá expediente.

Conforme a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória, as casas comerciais abrem na segunda e na quarta-feira. A exceção é para terça, quando permanecem fechadas. Na quarta, o horário de funcionamento dos estabelecimentos fica a critério de cada lojista. As grandes redes supermercadistas funcionam normalmente, inclusive no dia 4.

Não haverá aula até quarta-feira. Os alunos são esperados de volta apenas na quinta, 6. O calendário interfere no sistema de transporte público coletivo. Na segunda, as linhas urbanas funcionam normalmente. As linhas do interior terão apenas três horários e na terça-feira, feriado nacional, o horário de domingo será praticado. Na quinta, o transporte público volta ao normal.

A coleta de lixo, de acordo com a Ecovale, será feita normalmente em todos os dias de Carnaval.

As prefeituras ficam fechadas na segunda e na terça-feira. O expediente normal ocorre apenas na quarta-feira, a partir do meio-dia.