Fé e emoção na Vigília Missionária da paróquia Nossa Senhora das Vitórias

A vigília aconteceu em preparação à Festa das Comunidades que será realizada neste domingo, 6

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Pascom).
(Foto: Pascom).

Entre os dias 9 e 29 de setembro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Porto União, a vigília missionária que teve como tema “batizados e enviados: a igreja de Cristo em missão no mundo”. A vigília foi realizada em preparação à Festa das Comunidades que se realizará no dia 6 de outubro.

O Papa Francisco declarou o mês de outubro de 2019 como sendo o mês missionário extraordinário quando comemoramos 100 anos da carta apostólica maximum illud escrita pelo Papa Bento XV.

vigilia-portouniao-comunidades-portouniao (67)

O objetivo deste mês missionário extraordinário proposto pelo Papa Francisco em comemoração aos 100 anos da Carta Apostólica é despertar a consciência para a missão.

O Papa Bento XV ressaltava que “a Igreja de Deus é universal e que nenhum povo lhe é estranho”, confirmando assim o convite de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16,15).

Padre Paulo Roberto Posonski, acompanhado da equipe missionária da paróquia, estiveram em visita nas comunidades, acolhendo os padroeiros das comunidades. As velas acesas no círio pascal e o canto do oficio das comunidades deram inicio à celebração da vigilia missionaria.

vigilia-portouniao-comunidades-portouniao (69)

Os presentes relembraram o momento do batismo e receberam um crucifixo simbolizando a comunhão entre Deus e a humanidade, sinal de vitória e da ressurreição.

Cada comunidade que acolhia a comunidade vizinha preparou um café partilhado para confraternizar e comemorar este momento com os visitantes.

Confira alguns momentos das celebrações

O integrante da equipe missionaria Rui Luis Stella, destaca que as visitas proporcionaram sentir as comunidades mais de perto.

“Fez com que sintamos ainda mais forte o chamado de Deus a sermos aqueles e aquelas que levam o rosto da ternura, que levam o testemunho de fé. Toda essa caminhada missionaria deixou marcas de luz, de ternura, deixou moldado no coração das pessoas o rosto afável de Maria e a ternura de Jesus Cristo e principalmente foi uma memoria dos padroeiros que fez sentir as pessoas das comunidades, que muitas como nós também se emocionaram com a caminhada. Quem mais aprendeu fomos nós, mais do que a mensagem que levamos as comunidades”, disse.

Muitos olhares, abraços, lágrimas, a fé sendo manifestada de diversas formas. O carinho para com cada detalhe, cada momento. A emoção tomou conta das comunidades e dos missionários. Cada lugar com seu diferencial, seu jeito especial de celebrar, sua história e sua caminhada.

Fotos: Pascom

Por Carina Orth – Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e Padre Paulo Roberto Posonski – Vigário Paroquial