
As quatro varas que sustentam a tradicional fogueira da Paróquia São Pedro e São Paulo já foram transportadas. No último sábado, 25, os 12 voluntários que trabalham no levantamento da Fogueira foram até a Chácara de Edgar Tonial, na localidade do Avencal em Porto União para fazer o carregamento das varas. Foram três horas para carregar todas as varas de eucalipto. E mais oito horas até que fossem descarregadas no pátio da Paróquia. A lenha para a construção da Fogueira já está no local desde o dia 18.
De acordo com o Pe. Lourenço da Silva a Fogueira deste ano mede aproximadamente 40 metros. “Por motivos de segurança a altura da Fogueira varia entre 38 a 40 metros. A gente procura não mexer na estrutura da Fogueira quando a varas são muito altas, pois existem muitas casas em volta e nós temos um cuidado maior para não aconteça nenhum acidente.”
A matéria prima para a construção da Fogueira é oriunda de doações.
Fogueirinha
Ao término da construção da grande Fogueira começa a ser levantada a Fogueira menor, ou como a chamam na comunidade do São Pedro, “Fogueirinha”.
A Fogueirinha é queimada uma semana antes da grande Fogueira e queima de fogos. Sua altura mede aproximadamente 15 metros.
Tradição
A Fogueira é construída apenas nos finais de semana, como manda a tradição. Além disso, os foguetes também estão presentes durante sua edificação, pois, ao início e término de cada dia de trabalho são soltos foguetes para avisar a todos sobre os serviços realizados. Os foguetes funcionam como um chamado para a comunidade.
Ao final da construção os voluntários dão-se as mãos em volta da Fogueira para uma oração. Durante a oração eles agradecem o bom andamento dos trabalhos e concedem uma benção à Fogueira. Na ocasião as pessoas que estiveram presentes durante a construção também são abençoadas, “a fé sempre se fazendo presente”.
Voluntariado
Boa parte dos trabalhos realizados durante as festividades da 78ª Festa da Fogueira São Pedro e São Paulo são de voluntários. Pessoas que estão no dia a dia da Paróquia e ajudam a comunidade do Bairro São Pedro.
Festividades

A Paróquia dá início as festividades no dia 26 de junho com o *Tríduo aos padroeiros São Pedro e São Paulo. O Tríduo segue nos dias 27 e 28 com início às 19 horas.
No dia 29 às 15 horas tem início a festa da Fogueirinha; às 19 horas acontece a Missa dos Padroeiros. Logo após a Missa a Fogueira menor é acesa e às 20h15 começa o bingo com premiações em dinheiro.
Já o dia 6 de julho é o grande dia. Com início das festividades também às 15 horas, a programação da Fogueira segue com oração e benção da Fogueira às 19h45, queima de fogos às 20 horas e termina a noite com bingo e premiações em dinheiro.
“Esperamos sempre que a comunidade participe conosco deste grande dia. Porque também é um momento religioso para a Paróquia”, disse Pe. Lourenço.
O último dia de festejos na Paróquia começa cedo. Às 6 horas tem a alvorada festiva, às 10 horas Santa Missa e ao meio dia almoço, com churrasco de gado, carneiro, porco, frango assado, risoto e saladas.
Após o almoço a Festa continua com bingo e tarde dançante.
A reserva do churrasco pode ser feita pela manhã, a partir das 7 horas.
*Festa religiosa com duração de três dias
Bruna Kobus/Jornal O Comércio

