Fomento Paraná discute novas parcerias com a ABDE

Dirigentes da Fomento Paraná discutem parcerias com nova diretoria da ABDE – Foto: Fomento Paraná

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, reuniu-se nesta segunda-feira, 16, com a nova presidente da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), Jeanette Lontra, que é também diretora-presidente do Badesul, a agência de fomento do Rio Grande do Sul, acompanhada do secretário-executivo da ABDE, José Luis Gordon.

A ABDE é a entidade que reúne agências de fomento, bancos de desenvolvimento e alguns bancos comerciais em todo o País. Os dirigentes vieram conhecer as instituições do Sistema Paranaense de Fomento e colher sugestões para uma pauta de questões de interesse do Sistema Nacional de Fomento (SNF) a serem encaminhadas ao Parlamento, ao governo federal, ao Banco Central, órgãos reguladores e outros organismos.

Jeanette disse que a associação tem um desafio de construir parcerias e fortalecer o Sistema Nacional de Fomento e, por isso iniciou, uma série de visitas institucionais aos associados para ouvi-los e tentar construir propostas.

“O Plano ABDE 2030 tem uma proposta para o desenvolvimento sustentável do Brasil. E precisamos contar com a parceria dos nossos associados para implementar as ações do plano somando com as propostas deles também”, afirmou. “Temos ações voltadas para sustentabilidade, para economia, para área social e hoje estamos conversando sobre propostas do Paraná que possam ser agregadas ao Plano ABDE 2030, para que a gente possa buscar o fortalecimento das agências de fomento e bancos de desenvolvimento e todo o sistema”.

Para o diretor- presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, que ocupa também uma cadeira na diretoria da ABDE, foi uma agenda importante, por ser o início de uma caminhada que abrangerá todos os estados. “O objetivo de fortalecer o Sistema fará com que outras instituições financeiras, especialmente as pequenas agências de fomento, possam ter acesso a recursos internacionais, como vem sendo ofertado por alguns bancos multilaterais, como forma de oportunizar recursos com melhores condições em benefício de seu público, que é o pequeno empresário”, disse.

BRDE

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski, recebeu os dirigentes da ABDE à tarde, juntamente com o diretor-administrativo Luiz Carlos Borges da Silveira. Lipski afirmou que a agenda itinerante da ABDE é um movimento importante para fortalecer o SNF e que há diversas discussões necessárias neste momento, inclusive a proposição de uma política tributária diferente para o sistema, principalmente para atender de forma diferenciada as agências de fomento e bancos de desenvolvimento do país.

Os dirigentes da ABDE também fizeram uma visita guiada no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, com a coordenadora Rafaela Tasca.

PRESENÇAS

Os diretores de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, de Operações do Setor Público, Wellington Dalmaz, e de Mercado, Vinícius Rocha, da Fomento Paraná, também participaram da reunião com os dirigentes da ABDE. O diretor-presidente ainda convidou a presidente da ABDE para participar do Encontro Estadual de Agentes de Crédito, que deve ser realizado em novembro.

 

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.