Grafiteiros buscam espaço nos muros de União da Vitória

Prédio do IAP é um dos primeiros espaços que contam com a arte

·
Atualizado há 12 anos

O prédio do IAP conta com a arte dos grafiteiros de União da Vitória. (Wannessa Stenzel)

O prédio do Instituto Ambiental Paraná (IAP), localizado na rua Quintino Bocaiúva, área central de União da Vitória, conta com a arte dos grafiteiros de União da Vitória.

O projeto ArteTude, coordenado pelo professor Tiago Moreira, com apoio da Fundação de Cultural e IAP, restaurou a fachada do prédio com uma pintura com tema ambiental.

De acordo com Tiago, a intenção é valorizar o grafite como uma das principais manifestações da arte contemporânea. Sendo assim, o projeto visa restabelecer os muros deteriorados da cidade e transformá-los em uma galeria a céu aberto.

Localização estratégica
O muro tem uma localização estratégica na cidade. Segundo Tiago, desta maneira muitas pessoas irão apreciar a arte.

Conclusão
A pintura da fachada do IAP está em fase de conclusão. Neste final de semana o projeto ArteTude local contará com o auxílio de grafiteiros de Ponta Grosa para a finalização do desenho.

Serviço
A Fundação de Cultura de União da Vitória dispõem de aulas de grafitagem. Informações pelo telefone 3523-6535.

Grafite
O grafite é um modo de apropriação do espaço urbano e pode ser considerado um ato de interação, produtor de sentidos e de significados sociais. Assim como os outdoors, os diversos tipos de grafite se localizam em um ambiente público de grande visibilidade.

Fonte: Anita Rink (Mestranda)