HO HO HO!: Papai Noel chega no dia 29

Ação da CDL acontece na última sexta-feira do mês e marca a abertura do calendário de eventos natalinos no Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 4 anos

(Fotos: Reprodução).
(Fotos: Reprodução).

Quando a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) anuncia que o Bom Velhinho vem por aí, é um sinal de que o ano está por um fio. Então, agende-se para a contagem regressiva da despedida de 2019: o Papai Noel chega no dia 29, última sexta-feira do mês, abrindo a programação natalina do Vale do Iguaçu.

Conforme informações da CDL, a carreata começa às 19h30, na rua Visconde de Guarapuava e percorre as ruas centrais do Vale, passando pela Avenida Manoel Ribas, até a rua Coronel Belarmino. Ao longo do trajeto, o Papai Noel vai distribuir 400 quilos de balas – e dez delas, são premiadas com vale-compras de R$ 100 cada um, totalizando R$ 1 mil.

natal-cdl-20192

Na Estação União, para a abertura do calendário de atividades de Natal, acontece o sorteio de dez bicicletas, para alunos das escolas públicas (ao longo do ano, os estudantes participaram da promoção da Cartinha do Papai Noel).

Para os diretores da Câmara, a expectativa é de, novamente, a mobilização ser um grande sucesso, fomentando o espírito de Natal e de compras também.

Papai Noel dos Correios

A campanha Papai Noel dos Correios não será realizada no Vale do Iguaçu. A informação da negativa foi mantida à reportagem, até o final dessa edição. De acordo com o que o informaram as equipes das agências de União da Vitória e Porto União, o baixo efetivo é o motivo para a desistência na participação. Porto União, há cerca de cinco anos não participa do evento; União, até o ano passado, participava quase que de maneira ininterrupta da promoção.

A campanha é uma das mais esperadas no País. No Paraná, ela foi lançada na terça, 5. Em Santa Catarina, a abertura foi no dia 7 na capital do Estado. Durante a campanha, os Correios receberão as cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, tais como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Em 2019, a ação completa 30 anos.  Todas as informações sobre ela estão no blog dos correios.

Na primeira sessão de novembro no Legislativo de União da Vitória, vereadores e comunidade ouviram e se manifestaram a partir do que disse na Tribuna o representante dos trabalhadores dos Correios, Alexsander Soares Menezes. Em pauta, a eventual privatização dos Correios, empresa incluída recentemente no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal – e que deu mais um passo no sentido de desestatizar a companhia.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) apresentou resultados negativos recentemente, voltou a recuperar o fôlego em 2017 e, desde então, mostra dados positivos. Os Correios contam hoje com cerca de cem mil funcionários.

“No meu entender, é uma política equivocada do Governo. Não somos contra a iniciativa privada, porém, a atividades dos Correios são complexas e sim, temos concorrência. Concorremos desde o motoboy até à FedEx. Mas somos parceiros da iniciativa privada, porque onde ela não alcança, nós alcançamos”, disse o diretor.

Questionado sobre a distribuição de correspondências em alguns bairros de União, Menezes justificou dizendo que os Correios estão em processo de enxugamento, justamente para se tornar atraente para a iniciativa privada. “Nos últimos anos perdemos 17% do nosso efetivo e as cidades vem sendo prejudicadas porque não conseguimos suprir a demanda”.