O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a pesquisa do entorno dos domicílios do Censo Demográfico 2010. A pesquisa foi concluída em maio deste ano.
De acordo com o IBGE, no Paraná, no topo dos problemas está a ausência de calçadas e meio-fio, que superam a média brasileira. No total, 41% das casas paranaenses não estão atrás de passeios públicos ante 31% da média nacional e 25% não têm a famosa sarjeta contra 22% do país.
A pesquisa diz, ainda que, mais de 277 mil casas (33% da população) estão em ruas sem nome e quase um milhão (35%) não têm boca de lobo, equipamento essencial para escoar a água das chuvas. Além disso, 481.688 lares estão em ruas sem pavimentação, 89.811 não têm iluminação pública e mais de 600 mil não contam sequer com uma árvore no logradouro.
Os dados concluem ainda que 122 mil casas (4,4%) ainda convivem com esgoto a céu aberto, quase a mesma quantidade das que estão em ruas com lixo espalhado, indicativo de que a coleta de lixo não é satisfatória. No país inteiro, 11,8% dos domicílios estão próximos a esgoto a céu aberto e 5,8% ao lixo.
Índices de União da Vitória, segundo o IBGE
Porcentagem da população:
com esgoto a céu aberto: 11%
com lixo nos logradouros: 2,9%
sem arborização: 81,4%
sem boca de lobo: 41%
sem calçadas: 70,11%
sem identificação do logradouro: 26,5%
sem iluminação: 3,56%
sem meio fio: 53,7%
sem pavimentação: 31,5%
sem rampa para cadeirante: 97,8 %