IFPR já é realidade em União da Vitória

Lançamento oficial do Instituto aconteceu nesta segunda-feira, 08, e as obras devem começar no prazo máximo de um mês

·
Atualizado há 11 anos

capa - Cópia
Jair Piloto Nunes/Jornal O Comércio

O lançamento da pedra fundamental e a assinatura da ordem de serviço para a construção do Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em União da Vitória aconteceu na tarde desta segunda-feira, 08, e reuniu autoridades, prefeitos da região e várias crianças de escolas municipais.

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, lembrou que a vinda do Instituto para o município é uma luta que começou ainda em 2007. “Uma comissão do nosso município foi até o gabinete do então Ministro da Educação, Tarso Genro, reivindicar a construção. Naquele momento não conseguimos. Mais em 2012, com outros esforços, bem como a participação do ex-prefeito Carlos Alberto Juco Jung, que comprou o terreno e doou para o IFPR, e o apoio decisivo da Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, conseguimos trazer essa realidade para nossa região”, comenta Ilkiv.

Para a Diretora Geral do Campus União da Vitória, Patrícia Bortoloni, as atividades da instituição começaram no início deste ano. “Estamos comemorando hoje o início de uma construção física, mas a mobilização para o Campus começou há muito tempo”, comenta Bortolini.

IFPR2
Jair Piloto Nunes/Jornal O Comércio

Atualmente cinco cursos de formação inicial já tiveram início em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e demais parceiros. O curso de bovinocultura do leite, horticultor orgânico, reciclador e mais dois na área de informática já acontecem. “Vamos desenvolver projetos e cursos voltados para atender a necessidade da nossa sociedade regional”, explica Bortolini.

O Reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo, também destacou que para 2014 um concurso público para a contratação de 60 professores exclusivos do campus deve acontecer. “Vamos trazer para o interior do Paraná, além de ensino de qualidade, a formação de professores em áreas com carência desses profissionais”, explicou Colombo.

O curso mais cotado para União da Vitória é bacharel em Física.

O prefeito também lembrou que a vinda da Escola Federal para a região vai profissionalizar ainda mais a nossa mão de obra. “Já contamos com outras instituições e agora recebemos uma Escola Federal”, relembra Ilkiv.

Ele também acredita que com essa novidade o perfil profissional da região também deve mudar. “Afinal, é com a educação que podemos desenvolver a região, gerando oportunidades para continuarmos crescendo”.

Um dos pontos também destacados por Pedro Ivo Ilkiv foi o crescimento da região do Bairro São Sebastião e a expansão econômica de toda a cidade com a vinda da escola. “Todos sabemos que aqui é o local onde se tem espaço para o crescimento de União da Vitória”, comentou.

Plano Diretor

IFPR
Jair Piloto Nunes/Jornal O Comércio

Também na noite de segunda-feira aconteceu a apresentação do Plano Diretor do Instituto no Cine Teatro Luz. Ou seja, foram traçados os objetivos e os prazos que devem ser alcançados até a conclusão da obra, que deve ter início daqui um mês.

O Engenheiro e o Arquiteto responsáveis pela obra explanaram aos presentes que inicialmente o bloco administrativo vai ser construído. Depois, gradualmente, outros blocos devem ser montados. Em um mês, a terraplanagem do terreno deve começar.

“Vamos ter em União uma escola gratuita. Que é a esperança para muitas crianças de nossa região”, finalizou o prefeito.