Igreja recebe neste domingo navegadores da região

A festa é organizada pela diretoria da Capela Nossa Senhora dos Navegantes de União da Vitória

·
Atualizado há 11 anos

navegantes-festa-uniaodavitoria
A nova capela construída em alvenaria em formato de um grande barco foi inaugurada em 2004. (Foto: Wannessa Stenzel).

A Igreja construída em formato de barco em União da Vitória desperta a curiosidade dos moradores e também dos visitantes. A homenagem do santuário se refere aos navegantes do Rio Iguaçu. No entanto a sua construção é inspiradora para visitação. Localizada na rua Clotário Portugal, bairro Navegantes, em União da Vitória, lá está a Igreja arquitetonicamente para homenagear o seu povo. Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a Igreja, terá neste domingo.

A comissão organizadora da Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e a diretoria da Capela Nossa Senhora dos Navegantes realiza domingo festivo na Igreja com a intenção de louvar Nossa Senhora dos Navegantes e homenagear aos navegadores dos rios, lagos e mares. A festa inicia às 9h30.

Capitão Campolim Ramos

As procissões foram iniciadas pelo então navegador Capitão Campolim Ramos, que as iniciou em 1929 quando adquiriu uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes após ter comprado a sua primeira lancha e a colocou em um oratório cravado em um paredão nas margens do Rio Iguaçu, a qual se encontra até hoje, sendo bastante visitada pelos devotos.

Construção da capela

O oratório localizado na Ilha Grande ou Ilha da Graça na cidade vizinha de Paula Freitas ficou conhecido também com a construção da Capela em União da Vitória, mais especificamente no bairro Navegantes, em 1967. Nesta data foi adquirida a segunda imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que é a nossa Padroeira.

Formato de barco

A nova capela construída em alvenaria em formato de um grande barco foi inaugurada em 2004 e tem sido frequentemente visitada pelos moradores e turistas. O atual presidente da diretoria da Capela Nossa Senhora dos Navegantes é Eugênio Covalchuk Primo.

“Eu adoro a festa”

Maria Correia mora há 15 anos nas proximidades da Igreja dos Navegantes. Ela admite que não perde o dia da festa que acontece anualmente. “Estou no aguardo dos festejos. Eu adoro a festa.”

Nova pintura

Embora disponha de uma construção diferenciada e atraia grande número de público, a moradora Noeli Ferreira confirma que há a necessidade de reparos na Igreja, como é o caso da pintura.

Programação
9h30 – Procissão terrestre com a imagem da santa saindo da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, percorrendo as ruas das Cidades Irmãs, indo até o Balneário de Santa Rosa em Porto União;
10h30 – Procissão Fluvial de Santa Rosa, descendo em seguida pelo rio até o bairro Navegantes;
11h – Missa campal às margens do Rio Iguaçu.
12h30 – Almoço Festivo;
15h – Início do bingo (R$ 1.300 em dinheiro). Rodada extra com prêmios valiosos;
Haverá serviço de bar e cozinha abrilhantado por ótima música.