Implantação do modelo digital exigiu adaptações

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Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

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Modelo novo entrou em prática no dia 1º mas é flexível: até dezembro, quem tem cartão de papel ainda pode utilizá-lo. (Foto: Bruna Kobus).

Desde o dia 1º, motoristas de União da Vitória adaptam-se às alterações propostas pelo sistema digital do estacionamento rotativo (Uniestar). Foi no começo deste mês que a compra de crédito em papel migrou para o perfil eletrônico. Agora, toda a negociação de compra e controle das vagas nas zonas administradas pela empresa Rodec ocorre a partir de toques em máquinas que lembram as usadas para as transações com cartões de crédito. Conforme a direção da empresa, os cartões em papel seguem válidos até 1º de dezembro. Assim, quem ainda tem blocos no carro, pode usá-los com tranquilidade.

Avaliação

A chegada do processo digital ainda repercute. Ora com elogios ora com críticas, o fato é que não há mais como fugir da alteração. Quem estaciona em União da Vitória vai precisar “comprar” sua vaga a partir dos tickets digitais ou cadastro de crédito. Toda a negociação é feita nos pontos de venda. A relação dos locais pode ser encontrada nas costas das placas que indicam a presença do estacionamento rotativo.

Ocorre que, desde a implantação do modelo, porém, o número de pontos credenciados diminuiu. A redução não é tão expressiva – dos 55, hoje há 40 endereços com disposição dos créditos – mas compreendida pela Rodec. “Entendemos que quem não quer mais é porque ficou um pouco assustado com o movimento maior, inicial, e acabou achando que não valeria a pena. São geralmente estabelecimentos pequenos, com um funcionário apenas ou nem isso”, esclarece a representante da empresa, Keila Pacheco Magnani.

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Keila e Mozzer apostam no sucesso do modelo após impacto da fase inicial. (Foto: Mariana Honesko).

Neste sentido, a Rodec disponibilizou três pontos móveis para compra dos créditos. São, na prática, monitoras do trânsito que temporariamente vendem o saldo e organizam as irregularidades. “Elas vão ser usadas dessa maneira até que os novos pontos de venda sejam credenciados”, explica o representante da empresa StopFácil, de Rio do Sul, Jonas Mozzer.

Acompanharam a migração, ainda, problemas na telefonia. Nos primeiros dias, as máquinas “travaram” por não encontrarem “sinal” disponível. Houve troca de chips e de pontos de acesso. Até ontem, o número de problemas, neste sentido, já era bem menor. Ainda, não há mais filas tão extensas, como nos primeiros dias. Em alguns pontos, a novidade associada à lentidão de acesso, provocou esperas mais demoradas.

De modo geral a Rodec e a StopFácil acreditam na eficiência do mecanismo. O modelo propõe agilidade no uso das vagas e mais autonomia para os motoristas. Endossa a proposta, também, a redução de erros. Com o papel, eles eram comuns e pivôs de muita discussão.

Estacionamento organizado

O sistema de trânsito rotativo em União da Vitória existe desde 2006. A mudança organizada para o próximo mês, contudo, não passa dos trilhos: em Porto União, cujo sistema de vagas é gerenciado pela Zona Azul, o cartão de papel ainda é utilizado. Não há, por enquanto, projeto de alteração. Em União da Vitória, o modelo implanta 30 máquinas, à disposição das monitoras, e outras 60, para os pontos de venda.

Para usar com tranquilidade

A formação de filas, garantem as empresas responsáveis pela implantação do modelo, é dispensável. Para evitá-las, a sugestão é de que os motoristas, inicialmente, compre tickets avulsos e só mais tarde preencham o cadastro completo, com CPF e placas, por exemplo. “O cadastro completo é para dar maior comodidade mas o motorista pode comprar o ticket apenas informando a placa”, ressalta Mozzer.

Alteração de dados

Nem toda mudança de dado pode ser feita nos pontos de venda. Há aquelas que dependem de uma visitinha ao escritório do Uniestar, na Manoel Ribas, ao lado da Center Malhas, no centro. É o caso, por exemplo, da alteração de usuário para uma mesma placa ou exclusão de dados. As empresas lembram ainda que é preciso ter em mãos o CPF e a senha, fornecida no primeiro cadastro.

Lembre o que mudou

Ao estacionar o veículo, o motorista deve adquirir créditos nos pontos de venda, pelo número do CPF ou CNPJ. Os créditos serão descontados pelas monitoras, de meia em meia hora. As meninas vão trabalhar apenas com a máquina nas mãos: dinheiro e cartões de papel caminham para trás.

A compra dos créditos terá tolerância de 15 minutos, contados a partir do estacionamento até o ponto de venda. Motoristas que ultrapassem a tolerância e ainda não disponham de crédito – nem usaram o cartão em papel – vão receber o aviso de irregularidade. De novo, o processo de regularização dispensa ajuda das monitoras: basta procurar um ponto de venda ou o escritório da Rodec para ajustar a situação em até dez dias. A “multa” será convertida em créditos. O aviso de irregularidade pode ser dobrado, triplicado ou quadriplicado, a cada 30 minutos.

A permanência na mesma vaga por mais de duas horas, pode fazer com que o veiculo seja guinchado e que o motorista sofra as sanções previstas na legislação.