Inauguração da Praça do Contestado

A construção tem um papel histórico para toda a região

Um momento histórico para Porto União e União da Vitória. Na noite de sábado, 22, foi realizada a cerimônia de inauguração da Praça do Contestado. A construção é a única praça do Brasil erguida em uma divisa de municípios e divisa de estados, simbolizando a união de um povo. A cerimônia foi prestigiada por autoridades e a comunidade.

A construção tem um papel histórico para toda a região, já que por meio dela ressalta-se a importância do fato histórico do Contestado, que coincidiu com o tratado de divisão de limites entre os dois estados: Santa Catarina e Paraná.

O projeto urbanístico foi elaborado pela arquiteta e urbanista Eliziane Capeletti e executado pela Secretaria de Planejamento da prefeitura de Porto União, em parceria com as demais secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, Obras, Finanças, Urbanismo, Iluminação Pública, Sinalização Viária e demais setores.

Já do lado de União da Vitória, a obra foi executada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de União da Vitória, em parceria com as demais secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, Conselho Municipal de Turismo de União da Vitória (Codetur), Departamento de Compras e Licitações. O valor total da Praça foi estimado em cerca de R$ 200 mil reais.

O prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, agradeceu especialmente as pessoas que entenderam que a obra era importante para os dois municípios e relembrou a importância dos ferroviários para o desenvolvimento da região.

Já o prefeito de Porto União, Renato Stasiak, enalteceu o valor histórico que marcou a época do tratado da divisa dos Estados e reafirmou que a homenagem embeleza ainda mais os dois municípios. “Este é um momento histórico”.

Homenagens
O conjunto da obra da Praça do Contestado inclui uma estátua, em bronze, do Monge João Maria, fonte luminosa, mural a Terra Nossa, monumento em homenagem ao Ferroviário e um mosaico.

Teatro
Após a inauguração da praça, foi realizado no Cine Teatro Ópera, em uma parceria com a Universidade do Contestado (UnC) Núcleo de Porto União, a encenação teatral O Contestado. A peça relembrou o conflito que marcou a história.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta