A Inspetoria do Crea-SC em Canoinhas, que atende cerca de 900 profissionais e 300 empresas, se consolidou como uma referência na valorização tecnológica no Planalto Norte de Santa Catarina. A unidade abrange também os municípios de Três Barras, Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Bela Vista do Toldo e Irineópolis, contando com o apoio do escritório de Porto União para reforçar o suporte às demandas, especialmente nos setores do agronegócio e florestal. Até novembro de 2024, foram registradas mais de 5.500 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), com destaque para as áreas de construção civil, indústrias, agronomia, florestal e segurança do trabalho.
A atuação do Crea-SC na região tem sido marcada por parcerias com entidades de classe, promovendo cursos e capacitações por meio da Política de Patrocínio, além de reforçar a adoção de novas tecnologias entre profissionais e empresas locais.
“O impacto das inovações nos serviços oferecidos pelo Crea-SC tem sido extremamente positivo, com muitos elogios por parte dos profissionais”, afirma o diretor regional, engenheiro de produção e segurança do trabalho, Gerson dos Santos. “Ainda podemos fazer mais, estabelecendo um plano estratégico para ampliar a valorização tecnológica de forma abrangente”, complementa Gerson.
![Foto: Divulgação/CREA-SC](https://static5.vvale.com.br/wp-content/uploads/2025/01/CREA-SC-01-720x540.jpeg)
Fiscalização e intercâmbio institucional
A fiscalização eficaz da regional e a aproximação com a administração pública e órgãos do setor resultaram em uma visita de representantes do Crea-MT, como parte de um intercâmbio institucional focado na melhoria das atividades no setor de engenharia florestal. Realizada em outubro de 2024, a ação incluiu visitas a Canoinhas, Três Barras e Monte Castelo, regiões reconhecidas pela forte produção florestal.