IPVA: Correção só ocorre a partir de erros acima dos 10%

Base de cálculo para pagamento do IPVA apresentou erros no Paraná. Na região, não há registros de queixas

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko e Ricardo Silveira

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) recebeu nesta semana várias reclamações sobre erros na base de cálculo dos veículos para o pagamento do IPVA. As diferenças envolvem o valor sugerido com base na tabela nacional da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o que foi cobrado no boleto.

Chefe do Detran em União da Vitória confirma que queixas ainda não chegaram
Chefe do Detran em União da Vitória confirma que queixas ainda não chegaram

A Sefa diz que o problema é pontual e que a chance de erros é remota. Em União da Vitória, nem o Detran nem o escritório local da Receita Estadual receberam queixas. “Não foi detectado erro. No nosso banco de dados está correto”, informa o Assessor da Receita no município, Carlos Bornemamm. Mas, mesmo que os erros sejam identificados, as reclamações vão ficar restritas. A Sefa só deve aceitar as reclamações quando a diferença for superior aos 10% entre a tabela nacional e o valor registrado no boleto. Falhas nos valores que estejam dentro deste limite, não serão reconhecidos. “A tabela Fipe muda todo mês e para a base de cálculo, a tabela de dezembro precisa ser usada”, ressalta o Assessor.

A entrega oficial dos boletos está programada para o dia 20. No entanto, alguns contribuintes já receberam o documento porque alguns lotes foram impressos antes do prazo.

E agora?

A Sefa informa que já existe um formulário para que os contribuintes peçam a revisão dos valores antes de pagar o tributo. Se o contribuinte já pagou a mais, a saída é preencher um formulário de restituição de IPVA. Para isso, é necessário comprovar o pagamento.

DPVAT deve ser pago mais cedo

O vencimento do seguro que indeniza vítimas de acidentes terá que ser pago mais cedo a partir deste ano. Agora, os prazos vão coincidir com os do IPVA. Antes o pagamento era feito junto com o licenciamento, no segundo semestre. Outra mudança é a emissão do boleto. Agora, será  fazer a impressão pelo no site www.dpvatsegurodotransito.com.br, ou ir até uma agência do Banco do Brasil, com o Renavam em mãos. Até o ano passado, o documento era enviado pelos Correios.

Exame médico para renovação de CNH

Os condutores de veículos de União da Vitória que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), estão tendo alguns transtornos. A realização do exame médico, que faz parte do processo de renovação, é realizado apenas no município de São Mateus do Sul. Conforme o chefe da 4ª Ciretran de União da Vitória, Carlos Bueno dos Santos, a alteração ocorre em razão da clínica “Psicomedi”, que presta o serviço no município, estar mudando de endereço, além de estar em processo de renovação de seu credenciamento.

Porém, o Chefe do Ciretran não precisou a data em que a clínica voltará a realizar os exames médicos. “Nos próximos dias será concluído o processo de credenciamento da clínica, e em razão da tramitação de documentos ainda estar acontecendo, não podemos precisar a data em que os exames voltaram a ser realizados”, enfatizou.

Ainda de acordo com o chefe do órgão, os condutores que necessitam com urgência da renovação da CNH, terão mesmo que se deslocar ao município de São Mateus do Sul.

O novo endereço da Clínica Psicomedi é na Rua Prudente de Moraes, 868, próximo á empresa Pormade.