Irineópolis contabiliza 254 pessoas fora de suas casas

Secretaria de Infraestrutura trabalhou na retirada das mudanças e a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário tem trabalhado na logística de abrigos, alimentação e assistência a todas as famílias que passam por este momento de dificuldade

·
Atualizado há 10 anos

irineópolis0007De acordo com informações da Defesa Civil do município, o nível do rio Iguaçu continua subindo. Na manhã desta quinta-feira, 12, era de 8,87. Durante a noite o rio subiu 11 centímetros. A previsão para o final de semana, conforme alerta metrológico da Defesa Civil estadual é de mais chuva para o final de semana, contudo não e preciso que a população entre em pânico. “Precisamos manter a calma, pois a situação deve voltar à normalidade em breve”, frisa Cléris Mauro Schafaschek, coordenador da Defesa Civil de Irineópolis. No município mais de 70 famílias já deixaram suas casas.

De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário de Irineópolis, o município já contabiliza 70 pessoas desabrigadas que estão nos abrigos (Ginásio de Esporte, na Sociedade Recreativa e Cultural de Irineópolis, na Estação Ferroviária, no pavilhão da igreja do bairro São Francisco e no Lar de Caridade Santa Bernadete) e 184 desalojada que estão em casa de parentes e amigos, totalizando 254 pessoas que estão fora de suas casas até esta quinta-feira,12. A Secretaria de Infraestrutura trabalhou na retirada das mudanças e a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário tem trabalhado na logística de abrigos, alimentação e assistência a todas as famílias que passam por este momento de dificuldade.

Prejuízos        

Um dos prejuízos já contabilizados pela Defesa Civil do município é referente à bacia leiteira que foi prejudicada devido os alagamentos nas estradas rurais e acessos prejudicados. Em cinco dias foram perdidos mais de 66 mil litros de leite. O que representa pouco de mais de R$52 mil de prejuízos para produtores de leite do município.

Utilidade Pública

A Secretaria de Educação cancelou as aulas em todas as escolas do interior do município até a sexta-feira, 13. As linhas de transporte escolar do interior para a cidade estão normais para as localidades de Poço Preto, Bom Retiro e centro de São Pascoal para os alunos que estudam nas Escolas Dalmo, Zélia Miles. As demais linhas que fazem o transporte escolar permanecem suspensas até que a situação volte à normalidade. A Escola de Educação Básica Horácio Nunes suspendeu as aulas por tempo indeterminado.

A Secretaria de Saúde retorna o atendimento na segunda-feira, 16 em todas as localidades do interior. O Cras do município também está com as atividades estão suspensas até que a situação das inundações seja controlada.

A Secretaria de Infraestrutura está trabalhando para arrumar os pontos que apresentam problemas como no travessão da localidade de Rio Branco, travessão de Rio Vermelho para a localidade de São Roque, travessão de Campina dos Pintos para Pedra Branca. Interditado o travessão da localidade de São Roque por queda de cabeceiras. A Serra do Alegre, principal acesso a diversas localidades do interior de Irineópolis têm pontos em meia pista. Está proibido veículo acima de 10 toneladas.  Caminhões e veículos pesados estão proibidos de transitar pelas estradas do município durante este período para não prejudicar ainda mais a conservação das vias.

DEFESA CIVIL ORIENTA

Em casos de alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. “Pedimos que se evite contato com a água, pois pode estar contaminada, que se evite andar em botes por áreas alagadas e se for necessário andar, usar colete salva vidas”, esclarece Schafaschek. De acordo com ele, também é de extrema importância que os moradores da área rural do município evitem se deslocar pelas estradas do município. “Nossas estradas estão molhadas e quanto mais se transita, mais se estraga e mais demorado fica para que a prefeitura possa arrumar”, destaca.

Em casos de deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil do município está a disposição da população para o que for preciso. Mais informações: 47-36251111.

Da Assessoria