Em reunião realizada no gabinete da prefeitura de União da Vitória, nessa quarta-feira, 2, ficou definido os próximos passos da constituição da Casa Familiar Rural (CRF). A licitação da construção educacional está marcada para o dia 29 de abril e, a partir do início da obra, as prefeituras de União da Vitória, Paula Freitas e Porto Vitória (em sistema de consórcio) custearão as despesas relativas à organização e manutenção da escola que vai atender alunos dos três municípios. Essas discussões técnicas recebem apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) e Emater, com seus profissionais e chefias.
O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, comemora a liberação dos recursos para a obra que admitem valor máximo de R$ 641.619,49 para a construção da escola. “Será dada a oportunidade para estudantes do meio rural adquirirem conhecimento técnico e aplicarem na propriedade. Isso vai qualificar, ainda mais, nossos produtores e melhorar a renda”, frisou Pedro Ivo. Para ingressar na CRF os jovens precisam ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental. Durante o ensino médio a estratégia de ensino prevê semanas alteradas entre a escola e a propriedade. “Fica uma semana aprendendo e outra colocando em prática. Depois na terceira semana volta a escola e assim sucessivamente”, explicou o prefeito.
Na reunião desta quarta-feira, os representantes das entidades e prefeituras definiram estratégias para viabilizar o funcionamento da CRF. De acordo com o chefe do NRE, Ricardo Brugnago, o início das aulas na nova escola, que será construída no Distrito de São Domingos, está previsto para fevereiro de 2015, seguindo o calendário regular da secretaria de Estado da Educação (SEED). “Precisamos estar com a estrutura de ensino organizada até essa data”, salientou Brugnago. Além disso, por manter os alunos nas dependências durante a semana, a Casa necessita de refeitório, cozinha e dormitórios. Somados de biblioteca, com acervo indicado pela SEED, e veículo para deslocamentos. As prefeituras farão a aquisição desses materiais para suprir o funcionamento. A expectativa é agilizar a tramitação para que, no início do ano letivo de 2015, tudo esteja pronto.
A CFR vai receber alunos dos três municípios. Terá apoio técnico da Emater e da SEED no seu funcionamento. Caberá as prefeituras realizar o transporte dos alunos das residências até as escolas e de volta para casa, semanalmente. Também, arcar com os custos relativos à manutenção da Escola. Ainda, a partir de setembro, as escolas serão visitadas e os alunos informados sobre o sistema de ensino, visando levantar a demanda de interessados.
Da Assessoria