LUTO: União da Vitória e Santa Catarina se despedem de personalidades

Pedro Ilkiv, pai de ex-prefeito de União da Vitória, tinha 91 anos e Marcos Tebaldi, ex-prefeito de Joinville, 61. Ambos morreram no domingo, 13

·
Atualizado há 5 anos

Pedro faria 91 anos neste mês e Tebaldi morreu aos 61 anos, vítima de câncer (Fotos: Reprodução).
Pedro faria 91 anos neste mês e Tebaldi morreu aos 61, vítima de câncer (Fotos: Reprodução).

Faleceu na madrugada de domingo, 13, o pai do ex-prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo, Pedro Ilkiv. De acordo com a família, Pedro faria 91 anos no dia 27 deste mês. Ele estava doente, há pouco mais de um ano.

A despedida foi marcada pela emoção, pela presença dos velhos amigos e de autoridades também, por conta de Pedro ser pai, entre outros filhos, do ex-prefeito Pedro Ivo Ilkiv. O sepultamento aconteceu na segunda, 14, no Cemitério de São Cristóvão.

Agricultor, natural de Cruz Machado (PR), Pedro Ilkiv deixou a esposa, Cristalina, com quem viveu durante 66 anos. Deixou ainda, além do filho Pedro Ivo, os filhos, Araci, Zenita e Inês, 11 netos e também 11 bisnetos. Era popular, carismático, gostava de tocar gaita e de conversar com os clientes do Mercado Macliv, empreendimento que fica no distrito de São Cristóvão e que contou por algum com a participação da família Ilkiv.

Em Santa Catarina, Marco Tebaldi morreu, também no domingo, vítima de câncer no pâncreas. O ex-prefeito de Joinville  vinha lutando contra a doença há dois anos. Tebaldi foi prefeito de Joinville, assumiu com a renúncia de Luiz Henrique da Silveira que concorreu a governador.

Em 2004, foi reeleito no primeiro turno. Era natural de Erechim (RS), engenheiro sanitário e ambiental. Como deputado federal destinou mais de R$ 188 milhões para municípios e o Estado de Santa Catarina, através de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União, que foram aplicadas em infraestrutura, agricultura, turismo, assistência social, saúde, hospitais filantrópicos, transporte escolar e várias áreas.

A morte do político foi lembrada nas redes sociais por integrantes do PSDB, partido de Tebaldi. O partido, inclusive, divulgou uma nota de pesar, assinada pelo deputado Estadual Marcos Vieira. “Tebaldi construiu uma trajetória brilhante como homem público. Vereador, Vice-prefeito e por fim prefeito por dois mandatos da maior cidade do Estado, também foi Secretário Estadual da Educação e Deputado Federal em dois mandatos, além de ter se consolidado como uma liderança histórica do PSDB catarinense, nos sucedendo na presidência estadual do partido em maio desse ano, e desde então fazia um importante trabalho de mobilização dos filiados para as eleições de 2020”, diz partes do texto.

Em Porto União, também houve manifestação. O Legislativo publicou em sua página no Facebook, uma Nota de Pesar. “Tebaldi recebeu o Título de Cidadão Honorário de Porto União em 2018. A Câmara manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado e aos familiares e amigos, os sinceros sentimentos de condolências e solidariedade”, diz o texto.

A prefeitura também se manifestou em Nota. No texto, além do lamento pelo falecimento, a prefeitura colocou uma relação do que garantiu o parlamentar para a cidade. A lista começa em 2012, com a cessão de R$ 188 mil para a compra de um ônibus para a Educação e termina com 2018, com várias emendas – as de maior volume, para investimentos na área de Saúde.