“Maravilha de Deus” é o tema da estreia de evento religioso

Ação prevê a arrecadação de doações para auxílio de entidades carentes da região

·
Atualizado há 8 anos

No próximo final de semana, no dia 17, o Salão Paroquial da Catedral de União da Vitória será palco para a estreia de um evento que tem tudo para acontecer outras vezes. Trata-se do Show da Solidariedade “Maravilha de Deus”. A iniciativa é da Sociedade São Vicente de Paulo Conferência e da equipe da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do Bairro Limeira. O show nasce cheio de boas intenções e por conta de uma série de datas: ele homenageia Frei Pedrinho, marca os 52 anos da Rádio Educadora e os 40 da Diocese de União da Vitória.

O show começa às 13 horas, mas desde cedo já terá para venda pastéis, sonhos, bolos e refrigerante. Beneficente, tem a ajuda como meta. “Algumas instituições de nossas cidades e movimentos da Igreja da nossa Diocese adotaram, por meio de um sorteio, uma instituição de caridade de nossas cidades. Depois, cada padrinho da solidariedade tem desenvolvido uma campanha de arrecadação de alimentos ou produtos de limpeza para as instituições de caridade que serão entregues simbolicamente no dia 17, e após o evento em suas instituições”, explica Sandro Przysiny, coordenador geral o evento.

E será um show mesmo. Conforme a programação, a partir das 16 horas começam as apresentações artísticas. No palco, integrantes dos mais diferentes movimentos – inclusive da Diocese de Caçador – participam. No repertório, temas cristãos. Todo o evento é aberto à comunidade. “A ideia é que o evento seja anual, mas nada impede de acontecer em outras oportunidades durante o ano”, sorri o coordenador.

Embora estreie na Catedral, por ser considerada a “mãe” de todas as igrejas da Diocese, o Show da Solidariedade pode acontecer, também, em capelas ou paróquias. Tudo vai depender do interesse e da aprovação do público.

Para conhecer

Além de boa música, quem for até o pavilhão vai poder entender melhor o que fazem os movimentos, pastorais e instituições de caridade ligadas à Igreja. Para cada um, haverá um espaço especial. Neles, a história de benfeitorias poderá ser narrada, da forma que cada grupo preferir.

“Maravilha de Deus”

O tema do evento faz referência à uma frase que, entre outras situações, popularizou Frei Pedrinho. O religioso, que faleceu há pouco tempo, acolheu a ideia do Show da Solidariedade. Deu apoio, porém, não pode viver para ver sua realização. “O Frei imediatamente aceitou o projeto. Lamentavelmente ele veio a falecer antes. E se pensou muito se continuaríamos ou não com o projeto. Mas achamos por bem, pelo trabalho que ele desenvolveu em nossas cidades, dar prosseguimento ao evento e acrescentarmos a frase que ele tanto costumava usar”, explica Sandro.

Programação

14 horas

Abertura com animação do Ministério de Música, de Canoinhas

14h30

Palestra com o tema “Caridade na Igreja e na Sociedade”

15 horas

Adoração ao Santíssimo (Seminaristas do Seminário Rainha das Missões)

15h30

Palestra sobre os 52 anos da Rádio Educadora e 40 anos da Criação da Diocese de União da Vitória

15h45

Visitação dos estandes

16 horas

Apresentações artísticas

17h15

Intervalo para lanche

18 horas

Oração do Santo Terço organizado pelo Terço dos Homens e Legião de Maria

19 horas

Missa na Catedral Sagrado Coração de Jesus, presidida por Dom Agenor Girardi

20 horas

Show Católico com a Banda Sagrado Coração de Jesus e entrega das doações para as instituições de caridade

22 horas

Encerramento com corrente da paz em torno da Catedral