Milho no Monjolo

VILA ZULMIRA E BAIRRO SANTA ROSA

O mineiro João Teixeira Soares (1848-1924) foi o engenheiro projetista da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, que divide as nossas Cidades Irmãs e liga Itararé no Estado de São Paulo a Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul; além de abastado fazendeiro e proprietário de duas áreas de terras aqui em Porto União da Vitória, recebidas pelos serviços prestados, beirando o Rio Iguaçu, perto de União da Vitória e Porto União, onde implantou por conta própria a colonização com imigrantes italianos que se dedicaram à cultura do trigo e da uva, criando a Vila Zulmira (em União da Vitória-PR) e a Vila Santa Rosa (hoje Bairro Santa Rosa, em Porto União-SC), nomes dados em homenagem à sua esposa Zulmira e à sua sogra Rosa.

NOVA DIRETORIA

Em pleito revestido de caráter histórico (o primeiro realizado em sua nova sede, no Belvedere, no Alto do São Francisco, em Curitiba), a Academia Paranaense de Letras (APL) elegeu na última quarta-feira, dia 17, uma Nova Diretoria para administrar a Instituição no Biênio 2022/2023. A chapa “Acadêmicos do Belvedere”, liderada pelo escritor, músico e publicitário Paulo Vítola, foi eleita, em Assembleia Geral, pela unanimidade dos presentes, e tomará posse no dia 15 de dezembro próximo, na própria sede da APL. Paulo Vítola (ocupante da Cadeira número 25) sucederá ao Presidente Atual, o advogado, jornalista e escritor Ernani Buchmann. A chapa é composta pelos seguintes acadêmicos: Paulo Vítola (Presidente), Marta Morais da Costa (Vice-Presidente), Nilson Monteiro (1º Secretário), Maria José Justino (2ª Secretária), José Pio Martins (1º Tesoureiro), Dante Mendonça (2º Tesoureiro), Adherbal Fortes de Sá Jr. (Diretor de Comunicação), Ney José de Freitas (Diretor Jurídico), Guido Viaro (Diretor da Biblioteca), Ricardo Pasquini, Antônio Celso Mendes e Ernani Straube (Conselho Fiscal), Antônio Carneiro Neto, Rui Cavallin e Oriovisto Guimarães (Conselho de Ética), Adélia Maria Woellner, Paulo Venturelli e Roberto Gomes (Comissão de Admissibilidade de Acadêmicos), Ernani Buchmann e Paulo Vítola (Delegados de Representação) e Ernani Buchmann (Orador). Na mesma sessão, a Diretora e Autora Teatral Fátima Ortiz, graduada pela UFPR em 1978, reconhecida nacionalmente por seu trabalho dirigido à infância por meio da dramaturgia, proferiu palestra sobre a “A Emoção de Fazer e Ser Teatro”, traçando um histórico desta arte no Paraná. Mais uma atividade da APL, ocorreu na última segunda-feira, dia 22, com a Sessão de Posse Solene, na sede da OAB, de Clèmerson Merlin Clève, advogado e escritor, eleito para assumir a vaga do jurista e intelectual René Ariel Dotti, falecido em 2020.

POR ONDE ANDA…

A Série Por Onde Anda… continua com o texto “San Dasko, Lembra Dela?”, da jornalista Wannessa Stenzel publicado neste Jornal O Comércio, em sua edição da última sexta-feira, dia 19. Nascida no Pintadinho, interior de Porto União, Santa Catarina, Sandra Dasko é cantora, atriz e modelo. Atualmente, anda por São Paulo, Capital.

A ÚLTIMA

A Coluna de hoje é dedicada em memória ao bancário aposentado e velho amigo Esoani Parísio Lona Cleto, que, na manhã da última quarta-feira, dia 17, em Curitiba, Paraná, “mudou-se para o andar de cima”, aos 84 anos de idade.

Beira do Iguaçu, Novembro de 2.021.

Milho no Monjolo 1.810

Odilon Muncinelli – ALVI, IHGPR e AJEBPR.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.