
“Quem vai chorar, quem vai sorrir?
Quem vai ficar, quem vai partir?
Pois o trem está chegando, ‘tá chegando na estação”
O trecho da música Trem das Sete de Raul Seixas remete ao passado, para um tempo em que o apito do trem ecoava no Vale do Iguaçu e era sinônimo de chegada e de partida.
Na manhã de ontem, 11, aos 84 anos faleceu Antônio Xavier Paes, umas das figuras mais populares, emblemáticas e apaixonadas pela história da ferrovia. Partiu de forma trágica, vítima de um atropelamento em frente a sua casa, na rua Marechal Deodoro, no centro de União da Vitória.
Figura serena, andar firme, olhos da cor do céu. Em sua face, carregava as marcas do tempo. Na memória, lembranças de uma época em que os arcos da Estação União, com o apito do trem, representavam mais do que ponto de chegada e de partida: era o encontro de vidas, histórias e corações.
‘Seu Paes’, como era carinhosamente chamado, ingressou na antiga Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), em 1960. Atuou como supervisor de mecânica. Do casamento com Otília Xavier Paes, nasceram as filhas Lígia e Eliane. Depois, vieram os netos, Leonardo e Gabriel, filhos de Eliane.
Sempre ativo na luta pela melhoria da qualidade do trabalho dos ferroviários, era representante do Sindicato dos Ferroviários de Porto União da Vitória (Sindifer).
Luto
Sua trágica partida foi lembrada por muitos no Vale do Iguaçu. Diversas entidades por meio das redes sociais, publicaram Notas de Pesar. Em uníssono, destacaram a importância de sua atuação na busca pela preservação da história da ferrovia. Sua morte é, de fato, a perda de parte de nossa história: olhar para a estação União é lembrar de Paes. Especialmente no início da manhã ou nos fins de tarde, lá estava ele, com as mãos para trás conversando com quem passava. Ele partiu sem terminar sua missão tão carinhosa e intelectual: a redação de um livro onde eternizava a trajetória da ferrovia.
O acidente
O atropelamento aconteceu no final da tarde de terça-feira, 10, exatamente em frente sua casa, na Rua Marechal Deodoro, umas das vias mais movimentadas de União. Segundo informações que constam no Boletim de Ocorrência, um carro Ford Fiesta, preto, com quatro pessoas a bordo, está envolvido no acidente.
No relato policial, testemunhas contam que o motorista fugiu do local e apresentava sinais de embriaguez e que o carro havia sido comprado na terça mesmo. Até o fechamento desta edição, o envolvido no acidente ainda não havia sido preso.
Despedida
O sepultamento aconteceu nesta quarta-feira, 12, no cemitério Jardim União da Saudade
Em paz (Mariana Honesko)
Que descanse em paz
O homem que era inteiro paz
Seu nome era Antonio, seu sobrenome Xavier Paes
Ferroviário apaixonado
Embarcou para sua última viagem
Foi cedo, foi em paz
Trocou os trilhos pelo céu
Não escolheu sair de cena assim
Mas foi, foi em paz
Na estação, ele acolheu o apito final
Embarcou, sem sequer dar ‘tchau’
Mas foi, foi em paz
