Movimento nos terminais rodoviários cresce 30%

Há poucos dias do Natal procura por passagens e por destinos mais movimentados cresce nas Cidades Irmãs

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

rodoviaria-viagem-regiao
(Foto: Mariana Honesko).

Os guichês dos dois terminais rodoviários das Cidades Irmãs não traduzem mais o ritmo pacato evidente na maior parte do ano. Conforme os funcionários das empresas que exploram a venda de bilhetes, o movimento já é pelo menos 30% maior. O ritmo da procura é diferente há uma semana quando, os mais prevenidos, garantiram a compra das passagens.

Além do litoral, Curitiba e São Paulo, bem com suas regiões metropolitanas, são os destinos mais procurados. Todas as empresas confirmam a inclusão de carro-extra na véspera do Natal e do Ano Novo. Elas também alertam para a compra antecipada do bilhete: muito perto do dia em que se pretender viajar, é provável que ele não seja mais encontrado.

Avaliando o orçamento

A Serasa levantou a intenção de viagens e o valor que os turistas sugerem investir ao sair de casa. Conforme o órgão, a melhor opção, antes de fechar qualquer negócio, é pesquisar com atenção os melhores destinos, preços de hospedagens, passagens e pacotes.

rodoviaria-viagem-regiao2
São Paulo e outras cidades paulistas lideram a preferência de outras

Segundo dados da Hitwise, ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa, além de agências de viagens, termos relacionados a parques de diversão e aquáticos estão entre os mais buscados. O Beach Park, em Fortaleza, por exemplo, além de estar entre os preferidos, foi o termo de busca relacionado a parque que mais cresceu (0,62%) dentro da categoria, em relação ao mesmo período do ano passado. Além dele, também aparecem como favoritos deste ano o temático Beto Carreiro (SC), Hopi Hari (SP), Wet’n Wild (SP) e Magic City (SP).

Entenda o comportamento nas Cidades Irmãs

De acordo com a equipe da Estrela Azul, o movimento mais intenso é nítido desde o encerramento das aulas na rede escolar. Pela empresa, a capital paranaense é o destino mais requisitado.

Na Pluma, o aumento de 30% concentra-se nas vendas pré e pós datas festivas. Por lá, as cidades paulistas sãs as “queridinhas”.

Pela Reunidas, as compras parecem ser mais longas: quem compra bilhete para o Natal só volta para a cidade em 2015. A região de praias, as capitais e Joinville ocupam o topo da lista na preferência dos turistas.

Viajando com crianças

Os baixinhos motivam a maioria das viagens de final de ano. Mas, são eles também que lideram as causas de preocupação dos pais. Por isso, cartilhas de orientação, especialmente as produzidas pela Vara da Infância, recomendam o uso de pulseiras de identificação, para evitar maiores conflitos no meio da multidão. “Se for uma viagem internacional, por exemplo, dentro da América Latina, a criança tem que ter o documento, com emissão de até dez anos, e, se estiver com apenas um dos pais, a autorização do outro”, lembra a agente de viagens da Centrus, Tânia Mara Dai Prai.

Outra dica sugere a manutenção e apresentação dos documentos pessoas de todos os membros da família, inclusive – e principalmente – das crianças. Quem não dispor do documento, não embarca. “E vale lembrar que as crianças têm alguns direitos, como nas viagens aéreas. As menores de dois anos não pagam a tarifa, apenas a taxa de embarque e até os 11, o valor é proporcional”, lembra. “E quem viaja com criança tem prioridade nos assentos”, completa.

O almanaque da Abril, na internet, dispõe de um link com várias dicas de viagens e com recomendações para cada modalidade. Saiba mais no site www.viajeaqui.abril.com.br.

Idosos na estrada

O programa Viaja Mais, criado pelo Ministério do Turismo dentro do Plano Nacional estimula os passeios dos mais velhos. O pacote “Viaja Mais Melhor Idade” é uma iniciativa para proporcionar aos idosos, aposentados e pensionistas a oportunidade de viajar pelo Brasil. Através do portal do programa, é possível saber valores, destino e empresas cadastradas. Outras informações no site www.viajamais.gov.br.

Guichês nas Cidades Irmãs

Em União da Vitória

Terminal trabalha com quatro operadoras. São elas: Reunidas, Princesa dos Campos, Estrela Azul e Pluma

Em Porto União

Apenas a empresa Reunidas explora o transporte interestadual.