Multidão aprova os sabores da Festa das Etnias

Em sua segunda edição e dentro do calendário de aniversário de Porto União, evento atrai grande público na Estação União

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Etnias 2
José Carlos Gonçalves e sua esposa Berenice

Silvestre, morador de São Cristóvão, deixou o olhar se perder por longos minutos. Descendente de poloneses e ucranianos, Silvestre foi sozinho à Festa das Etnias. A mistura de cores, aromas e rostos, o deixaram impressionado. “É bonito. Tem bastante gente. É muito gostoso”, sorriu.

A perplexidade do idoso não foi em vão. Durante todo o sábado, desde bem cedo, representantes de dez das principais etnias colonizadoras das Cidades Irmãs e região, mostraram o que tem de melhor. O resultado foi um evento cheiroso e colorido. Italianos, franceses, alemães e outras tantas nações europeias, levaram à Estação União parte de sua cultura. Na prática, ela se materializou na culinária e danças.

O efeito era justamente o que esperava a Secretaria da Cultura e Turismo de Porto União, organizadora do evento já desde o ano passado. “O evento já é um sucesso. A estrutura recebeu bem o público, as etnias estão comercializando seus produtos. Temos aqui quem colonizou nossa terra e ainda a deixa boa para se viver”, avaliou ainda na manhã do sábado, o secretário José Carlos Gonçalves. A Festa das Etnias compõe o calendário de aniversário de Porto União, que no dia 5, celebra 97 anos de fundação.

Etnias 3Estrutura

Diferente do ano passado, este ano a Festa das Etnias foi realizada embaixo do arco da Estação União. Em 2013, ela ocorreu na praça Hercilio Luz e nas ruas de acesso à ela. Na Estação, todo o complexo ferroviário foi usado. As mesas foram colocadas em cima dos trilhos e as tendas de cada etnia, na plataforma de embarque.

Atraiu a atenção dos visitantes, ainda, a passagem do túnel, entre o lado catarinense e paranaense. O caminho é subterrâneo e permite uma volta ao passado, aos mais velhos, e uma sensação de descoberta, aos mais jovens.

Etnias 5Tem mais festa nesta semana

Nesta segunda-feira, 1º, a Semana da Pátria foi aberta. Até o dia 7, ela promove o hasteamento e arreamento de bandeiras, na Praça Hercílio Luz, no centro. Hoje, em comemoração à semana, a exposição “Paulo Leminski em Cores e Formas” também foi aberta. Ela segue para a visitação durante todo mês, no Castelinho.

Nesta terça-feira, 2, tem missa de ação de graças aos 97 anos da cidade, na Igreja Matriz, às 19 horas. Já na quarta-feira, 3, a Via Sacra, no alto do Morro da Cruz, será inaugurada. A cerimônia começa às 10 horas. No dia 4 tem Noite de Artes na UnC e no dia 5, desfile em homenagem ao aniversário.