Nova campanha visa ampliar cobertura vacinal infantil em Santa Catarina

·
Atualizado há 2 anos

Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde

Ampliar a cobertura vacinal em crianças menores de 15 anos é o principal objetivo da nova campanha de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação, que será veiculada nos principais meios de comunicação neste mês.

A campanha foi analisada e aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em sessão plenária, realizada na segunda-feira, 8.

A ideia é aumentar a procura pelas vacinas nos postos de saúde, como explica o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto:

A cobertura vacinal caiu drasticamente entre crianças e recém-nascidos nos últimos anos e foi agravada durante a pandemia, de acordo com dados da Secretaria da Saúde.

Apenas 47% do público-alvo tomou a vacina BCG, que protege contra doenças como a tuberculose. Situação semelhante é verificada com imunizantes contra a pólio, rotavírus, tetravalente, entre outras.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, destaca que o foco da campanha é reforçar a confiança nas vacinas como forma de prevenção das doenças:

A nova campanha se une à mobilização nacional e ocorre simultaneamente em todos os municípios do estado até 9 de setembro.

Para estimular ainda mais os pais a levarem seus filhos, os sábados serão classificados como Dia D, quando os postos de saúde ficam abertos para atualização da carteirinha de vacinação.

Na Campanha de Multivacinação, por exemplo, serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. São 17 tipos de imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças

Durante o período das Campanhas, crianças e adolescentes também poderão ser vacinados contra a Covid-19.