NOVO BISPO “Precisamos confiar e acreditar no evangelho”, afirma

Em visita à diocese de União da Vitória, religioso concedeu entrevista coletiva. Após nomeação como bispo, sacerdote assume função

·
Atualizado há 5 anos

bispo-uniaodavitoria-visita (4)Desde a morte de Dom Agenor Girardi, em fevereiro do ano passado, a cadeira de bispo ficou vazia. Contudo, o cenário muda a partir do dia 27 de abril, quando o Monsenhor Walter Jorge Pinto, 56, assume a função na diocese de União da Vitória.

Nomeado para o cargo, em janeiro deste ano, o religioso, natural de Ubá (MG), deixa suas atividades no Santuário São José Operário, na cidade de Barbacena, também em Minas, e vem para a diocese de União. Ainda Monsenhor, assume a função de oficial na terra onde nasceu.

Ontem, o religioso esteve em União da Vitória, onde conheceu a Catedral – palco da solenidade de posse, marcada para o dia 27 de abril, às 10 horas – e os padres dos municípios que compõem a diocese. Na oportunidade, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. Foi a primeira visita do religioso à região. Após a nomeação como bispo, o religioso será Dom Walter Jorge, quase como o primeiro bispo diocesano, hoje Bispo Emérito. Na linhagem, é o quarto religioso a assumir a função (veja quadro). “Tenho sido muito bem acolhido aqui, pelo que já vi e pelas paroquias que já passei”, disse.

À repórter Jaqueline Castaldon, do Grupo Verde Vale de Comunicação, o Monsenhor falou da onda recente de tragédias que vem assolando o País. Para ele, é mais do que nunca a fomentação do Evangelho. “Estes sinais mostram que a sociedade anda adoecida e isso é necessário. Acreditamos na proposta do Evangelho. A Campanha da Fraternidade pede isso. É um tema que vem de encontro à realidade que se mostra tão oportuno”, disse.

Walter Jorge Pinto ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. É engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), onde também cursou o mestrado na área de Fitotecnia. Sua ordenação diaconal foi no ano de 2001. No ano seguinte, foi ordenado presbítero na arquidiocese de Mariana.

A diocese

O religioso chegará à diocese de União da Vitória que, de acordo com os dados divulgados no site oficial, conta com 37 padres. As paróquias são 25, com mais de 400 comunidades, uma população de cerca de 350 mil pessoas, distribuídas em 14 municípios: além de União, as cidades de Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo.

BISPOS NA DIOCESE

Dom Walter Michael Ebejer

Dom João Bosco

Dom Agenor Girardi

Dom Walter Jorge (posse marcada para o final de abril)

Fotos: Jaqueline Castaldon