O que fazer no início de relacionamentos

·
Atualizado há 4 anos

Desde pequenos que todos nós, especialmente as mulheres, pensamos no nosso casamento de sonho. Pensamos na roupa, no local e, às vezes, até mesmo na comida e no bolo. Por muito que esta seja uma altura especial, existem muitas coisas que devem ser pensadas antes: coisas estas tanto relacionadas com o próprio casamento como com a vida do casal após o mesmo. De seguida, irei analisar estas duas questões separadamente para que tenham uma noção do que vai ser a vossa vida após o pedido.

Coisas a serem tratadas quanto ao casamento

No que toca às coisas a serem feitas e pensadas sobre o próprio casamento, devemos ter em consideração: a data do casamento; o tipo de vestido ou de fato e acessórios que vão ser usados (tendo sempre em conta a estação em que vai ser realizado o casamento); o local do casamento; o tipo de decoração mais adequada ao estilo do casamento; a escolha e envio dos convites; escolha do lugar dos convidados; orçamento do casamento (estabelecer prioridades e preferências do gênero: despender mais no bolo ou na banda); escolha do local da lua de mel; definir a ementa do copo de água; escolha da aliança a ser usada; aviso no trabalho da altura do casamento; escolha dos padrinhos de casamento; escolha das damas de honor e dos seus vestidos; escolha do salão de beleza/cabeleireiro (parte da noiva); impressão das certidões; escolha do carro; escolha das lembranças a serem dadas no casamento; escolha do ramo. Estes são só alguns pontos a serem tratados, visto que a sua execução é um bocado mais complexa que isto. É importante que tudo o que foi mencionado comece a ser preparado com bastante antecedência.

Aspetos a serem pensados sobre a vida do casal

O casamento não se trata só do grande dia. Trata-se também da vida que o casal vai construir em conjunto a partir desse preciso momento. É, portanto, necessário que diversos aspetos sejam considerados antes do começo desta nova realidade: crianças (se querem ou não, nomes, se biológicos ou adotados, etc.); localização (se se vão mudar, se sim para onde, se não onde vão ficar, etc.); casa (que tipo de casa, o seu estilo, a sua mobília, etc.); religião; contas do banco (se vão partilhar uma conta ou vão permanecer com as suas contas separadas); carreira (estabelecer prioridades e locais onde se deve e não deve falar de trabalho/trabalhar); tipo de relação, casamentos abertos, fechados, como expliquei anteriormente, estes são também só alguns dos pontos que se devem ter em consideração quanto à vida de casados.

A realidade é que o casamento é algo lindo e simbólico, mas muito complexo e trabalhoso, pelo que tanto o futuro marido como a futura mulher devem estar preparados e unidos nas futuras decisões a serem tomadas.