OAB alerta para possível golpe contra aposentados e pensionistas

Pessoas de outras cidades se passam por advogados o oferecem serviços duvidosos

·
Atualizado há 5 anos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Caçador (SC), enviou um comunicado na tarde desta quinta-feira, 28, informando sobre um possível golpe contra aposentados e pensionistas.

Segundo a entidade, pessoas de outras cidades se passando por advogados estão abordando moradores em suas casas e entregando panfletos, informando que entrarão com ações judiciais contra bancos que fazem empréstimos consignados, a fim de que sejam cancelados os empréstimos e requerendo indenizações. “A OAB alerta aos cidadãos que este tipo de abordagem é proibido pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina da OAB.

O caso específico de cada cidadão deve ser estudado e avaliado individualmente para que um advogado possa analisar a viabilidade de ajuizamento de qualquer tipo de ação”, informou a OAB, em nota assinada pela presidente da subseção, Edianez Bortot Faoro.

A orientação é que os cidadãos, quando forem abordados, não forneçam cópias de documentos e nem assinem qualquer documento sem antes entrar em contato com um advogado da sua confiança. “A subseção informa que está tomando as providências cabíveis em relação a esta situação e está disponível por meio do telefone (49) 3563-0477 e na sala da OAB junto ao fórum da comarca, a fim de prestar esclarecimentos à população que porventura tenha sido abordada e assinado qualquer documento”, acrescenta.