Para que servem os Impostos?

·
Atualizado há 13 anos

Simplifica Já 1Precisamos pagar impostos. É com eles que o governo pode prestar serviços como saúde, educação e segurança. Não é um favor que os governantes nos oferecem, mas um direito conquistado por nós com o pagamento de tributos.

O problema é que nem sempre temos o retorno esperado. O governo arrecada muito, mas não nos devolve o dinheiro dos impostos da maneira que deveria: investindo em serviços públicos de qualidade. Ele também gasta mais do que arrecada e se endivida, pagando juros muito altos. A gestão pública é pouco profissional e a corrupção ainda desvia boa parte do dinheiro.

No Brasil, boa parte do dinheiro dos impostos é gasto para manter as enormes estruturas governamentais. A cada ano, o equivalente a 21% de todas as riquezas produzidas no País é usado para pagar as despesas das diferentes esferas do poder público.

O exemplo do governo federal mostra como o dinheiro é gasto. Tirando as despesas com a dívida e os recursos de aplicação obrigatória, 25% do restante é gasto para pagamento de pessoal e 67% para custeio da máquina pública.

Simplifica Já !

A Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (ACEUV), a Coordenadoria Regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e o Sindicato Patronal da Madeira (SINPAMAD) de União da Vitória, organizam para o próximo dia 25 de maio, na Praça Alvir Riesemberg das 10h30 às 12h30  um ato público pela simplificação do sistema tributário brasileiro. Intitulada “Simplifica Já – Por um sistema de impostos mais simples e justo”, a manifestação ocorrerá simultaneamente em Curitiba e pelo menos 20 cidades do interior do Estado.

A manifestação é organizada em conjunto pelas entidades parceiras do movimento A Sombra do Imposto, articulado pela FIEP e que tem o apoio de 45 instituições representativas do Estado. O objetivo da mobilização é conclamar toda a sociedade para cobrar das classes políticas a realização de mudanças que simplifiquem o sistema de impostos do país.

Pãozinho sem imposto

Neste dia 25, três padarias de União da Vitória; Padaria Zanetti, D;Gloria da Rua Dom Pedro II e Armazém do Porto, estarão vendendo o pão sem a cobrança do imposto. A parceria com os estabelecimentos, serve para mostrar, na prática, para o consumidor, o quanto de imposto é inserido no pão – que é o alimento diário do brasileiro.

Participe !

Todos os cidadãos estão convidados a participar do Movimento Simplifica Já. Basta no sábado, 25,  das 10h30 às 12h30 ir até Praça Alvir Riesemberg.

 Fonte: Assessoria de Comunicação ACEUV 

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!