Parceria oportuniza trabalho para reeducandos da UPA

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A Prefeitura de Porto União mantém uma parceria com a Unidade Prisional Avançada (UPA) para proporcionar oportunidade de trabalho e ressocialização aos reeducandos. O programa envolve aproximadamente 30 reeducandos do regime semiaberto que desempenham diversas atividades.

A carga horária é a mesma dos servidores municipais sendo 8 horas por dia. Além disso, eles recebem alimentação de qualidade atendendo os critérios nutricionais; equipamentos de proteção individual como luvas, botas, capacetes, óculos e protetores auriculares; têm refeitório e transporte próprio; são acompanhados pelos profissionais da saúde entre outros benefícios.

Atualmente as secretarias municipais de Obras, Cultura e Desenvolvimento Social utilizam-se dessa mão de obra. O programa visa, além de dar uma ocupação e levantar a autoestima dos reeducandos, aprimorar a capacitação profissional e a ressocialização.

Muitos deles aprendem na prática ofícios na construção civil, marcenaria, podas e roçadas, o que facilita a reinclusão no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Além disso, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido.