PÁSCOA: Campanha conscientiza sobre a compra de coelhos vivos

‘Páscoa Consciente’, é orientação do IAP

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Atualizado há 5 anos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo lançou na terça, 9, a campanha ‘Páscoa Consciente’. A ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas a encontrarem outras opções – e não a compra de coelhos como animais de estimação – o que é comum nessa época por serem animais considerados dóceis e associados a um dos símbolos da Páscoa.

Acontece que, todos os anos, depois da data, “muitos coelhos são encontrados abandonados em lixeiras, parques e praças, e acabam morrendo de frio, de fome, atropelados, ou atacados por cães”. A secretaria alerta que o abandono de animais é considerado crime ambiental.

Isso acontece porque nem sempre quem ganha um coelho de presente está disposto a arcar com os cuidados que o animal necessita – e que não são poucos. Além disso, de forma geral, os coelhos são criados em gaiolas e encontram dificuldades para sobreviver nas cidades sem cuidados humanos.

Conforme contaram à reportagem alguns empresários do ramo, os coelhos se alimentam e bebem bastante, urinam muito também e se reproduzem com rapidez (uma gestação dura em média um mês e garante o nascimento de vários filhotes ao mesmo tempo). “A secretaria recomenda a quem quer fugir dos tradicionais ovos de Páscoa que busque outras alternativas, como coelhos de pelúcia ou de chocolate. Além de trazerem a mesma representatividade, essa atitude evita futuros abandonos”, diz a nota sobre o assunto publicada na página do IAP.

Vale do Iguaçu

Uma sondagem informal feita pela reportagem mostra que as casas agropecuárias vêm comercializando com muito menos intensidade os coelhinhos. Os empresários vêm sinalizando mais consciência ao não ofertar o animal – e como consequência, o de não vender o bichinho na comunidade.

Campanha

Para evitar a compra antecipada dos coelhos, a equipe da secretaria pede a ajuda da população na divulgação da campanha, compartilhando o post da sua página no Facebook (http://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo).

ABRIL LARANJA

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais instituiu o ‘Abril Laranja’, dedicado à prevenção aos maus-tratos contra os animais. A proposta é fazer com que as pessoas reflitam sobre esta prática, que não se resume à violência física.

Todas as ações de negligência, omissão ou que resultem em algum sofrimento ao animal configuram maus-tratos. No caso de animais domésticos, como cães, estas situações incluem abandono, manter preso permanentemente em correntes, deixar sem abrigo adequado da chuva ou do sol, não fornecer alimentação adequada e os cuidados médicos necessários, privar da ventilação ou luz solar, manter em locais pequenos e anti-higiênicos.