Às 16h05 de hoje, 4, foi colocada em discussão e votação a Proposta de Emenda à Constituição PEC 001.0/2012, que acrescenta o parágrafo único ao art. 112 da Constituição do Estado de Santa Catarina, nos seguintes termos: Art. 1º O art. 112 da Constituição do Estado de Santa Catarina passa a vigorar acrescido de parágrafo único, com a seguinte redação: “No exercício da competência de fiscalização de projetos, edificações e obras nos respectivos territórios, os Municípios poderão, nos termos de lei local, celebrar convênios com os corpos de bombeiros voluntários para fins de verificação e certificação do atendimento às normas de segurança contra incêndio.” A PEC foi aprovada em dois turnos.
Momentos antes da votação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 001.0/2012, denominada popularmente de PEC dos Bombeiros, o segundo secretário da Assembleia Legislativa, deputado Reno Caramori, pronunciou-se saudando Bombeiros Voluntários e Militares e reafirmando que, a aprovação da PEC representaria uma grande vitória, não para a corporação A ou para a corporação B, mas sim para toda a sociedade catarinense. Foi aplaudido pelas representações comunitárias, políticas e empresariais presentes na Casa.
O parlamentar lembrou na ocasião a origem da PEC aprovada, que começou a tomar forma quando em comitiva com bombeiros, representantes da ABVESC – Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina foi ao procurador geral do Estado, buscar soluções para a regularização e regulamentação das atividades dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina. “O assunto foi amplamente debatido e analisado e a PEC foi formatada pela mesa da Alesc a pedido do governo do Estado” revelou o deputado Reno.
Ao assegurar que não foi constatada qualquer inconstitucionalidade na PEC elaborada a muitas mãos, o deputado Reno relembrou aos presentes que são 171 municípios sem a presença de bombeiros em Santa Catarina e que, a partir da aprovação da PEC, Santa Catarina começará a economizar, pois poderá evitar a duplicidade de atendimento que acontece em alguns municípios atendidos pro bombeiros voluntários e bombeiros militares num claro desperdício de efetivo e de recursos.
PEC Bombeiros foi colocada em discussão e votação hoje
04/07/2012 - 17h48
·
Atualizado há 14 anos
Atualizado há 14 anos