Piamarta inaugura Sala de Integração

·
Atualizado há 2 anos

O Instituto Pimarta inaugurou nesta quarta-feira, 7, a Sala de Integração Grazi & Corrado Beiato. Um ambiente diferente aconchegante para os encontros com maior integração.

Os projetos diferentes agora serão feitos lá, usando o formato em circulo. Entre os projetos, constelação familiar, atendimentos psicológicos, rodas de conversa.

A arquiteta responsável pelo projeto Darci Kerber, comentou sobre o jogo de cores, presentes no espaço, proporcionado calmaria e aconchego aos atendidos. 

Foto: Alexandre Carneiro Sloboda

 Insituto

O  Instituto Piamarta foi fundado, em União da Vitória, em 13 de agosto de 1978 pelo padre italiano Osvaldo Santoni. A infraestrutura é totalmente gratuita aos alunos, eles tem a oportunidade de usufruir de um Ginásio de esportes, piscina e parquinho, quadras poliesportivas, horta, sala de jogos, sala de TV e vídeo, auditório, salas de aula e cursos, biblioteca, laboratório de informática, artesanato, sala de música e Karatê, cozinha, padaria e refeitórios, consultório odontológico, enfermaria, lavanderia industrial e rouparia, capela e igreja, depósitos, escritórios, quartos e banheiros, apartamentos, casa de hóspedes, isso tudo soma uma área construída de 11.757,40 m² e, além disso, possui carros e ônibus.

Além de toda essa estrutura, existem duas escolas dentro do instituto, sendo uma de séries iniciais (Escola Municipal Padre João Piamarta), e uma de ginásio e ensino médio (Colégio Estadual Padre Giuseppe Bugatti), essas escolas atendem aos internos e alunos das comunidades próximas.

Os internos frequentam a escola num período e no outro dedicam-se à atividades diversas, como aulas de música (violão, percussão e instrumentos de sopro), dança, Karatê, pintura e artesanato, cursos profissionalizantes e técnicos em parceria com Sesi, Senai e Senac entre outros, informática (do inicial à robótica), contra turno escolar, atividades de acompanhamento de saúde, atendimento psicológico, social e pedagógico incluindo os seus familiares, atividades de lazer e esportes.

Hoje são 150 atendidos, o quadro de colaboradores é composto de 17 funcionários e 5 profissionais terceirizados e, anualmente, recebemos entre três a cinco jovens italianos para experiência de trabalho voluntário por um ano.

 

Alexandre Carneiro Sloboda