Pix apresenta instabilidade nesta segunda-feira, 14

·
Atualizado há 2 meses

Na manhã desta segunda-feira, 14, clientes dos principais bancos brasileiros estão enfrentando dificuldades para acessar serviços digitais, incluindo o sistema PIX.

De acordo com o portal Downdetector, que monitora falhas em serviços online, um pico de reclamações foi registrado às 10h48, evidenciando que o problema afeta uma ampla gama de instituições financeiras, incluindo grandes bancos e fintechs.

Dos 12 sites brasileiros com maior índice de falhas, 11 pertencem a instituições bancárias ou de pagamento. Os clientes, ao tentarem realizar transações via PIX, estão recebendo mensagens variadas. O C6, por exemplo, informa que seu aplicativo está passando por atualizações, enquanto o Bradesco orienta os clientes a realizarem uma transferência TED, uma vez que o serviço de PIX está fora do ar.

Além disso, o Downdetector reporta instabilidades também no Banco Central, o que está impactando diversos bancos, incluindo Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander e PagBank.

O Itaú confirmou que identificou uma instabilidade no sistema do PIX, afirmando que “acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central” e recomendando que os clientes não tentem refazer transações em caso de erro.

A reportagem está em contato com os principais bancos e o Banco Central para obter mais informações e publicará os posicionamentos assim que forem recebidos.