Planeta Azul: ECOCIDADE, protegendo a Vida!

·
Atualizado há 13 anos

Com a apresentação do projeto ECOCIDADE, junto aos moradores dos bairros, verificamos que o Poder Público, esta realmente, preocupado com a correta destinação dos resíduos com capacidade de reciclagem.

As orientações apresentadas, de forma bem prática e objetiva por parte dos integrantes, são à base do sucesso de todo este projeto.Pois, vejamos, nada adiantaria colocar os resíduos a serem reciclados, sem um previa limpeza e secagem, como exemplo destacamos a caixa de leite que devem ser lavadas e secas, para evitar o mau cheiro e outras complicações.

A não separação adequada irá contaminar o material e impedindo o seu reaproveitamento.Porém, também, observamos que a população ainda, não esta completamente educada, ou preparada para as mudanças em suas atitudes.

A participação, consciente da população, para o atingimento dos objetivos e o marco inicial de toda, cadeia de reciclagem.Pois, sem a correta segregação dos resíduos gerados em cada lar, inviabiliza o processo de separação por parte dos Cooperados, atrasando e perdendo valores.

Com a reciclagem, os nossos aterros sanitários também sairão ganhado um prazo maior de utilização, ocasionando redução nas despesas para implantação de novas valas, podendo assim estes valores a ser aplicados em outras áreas.

Como observamos, estamos em um processo sem volta, necessitamos sim, a cada momento cuidar em efetuar o processo correto da destinação de nossos resíduos, pois o ecossistema já esta, bastante danificado, e poluído.

Por outro lado, vemos a preocupação do Poder Publico com o lado social dos cooperados, pois em pouco prazo de projeto, ocorreram mudanças importantes na vida de cada um, ganho financeiro, educação ambiental e inclusão social.

Acreditamos que só o fato destes cooperados se sentirem parte importante deste projeto, com a inclusão social, já valeu a preocupação e a iniciativa dos órgãos públicos.

A tarefa será difícil e árdua para os integrantes da equipe destinada a dar o andamento e continuidade deste projeto, mas, temos a certeza que o meio ambiente e toda a população será beneficiada com os resultados.Temos que refletir, pensar e agir para a seguinte pergunta: “Que cidade, planeta queremos para nossos filhos”?

Preservar é Bom, Reciclar é Preciso!

Por Jaqueline Aparecida Viero e Osni Gilberto Schroh são técnicos em Meio Ambiente 

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!