A Polícia Militar (PM) do Paraná prestou uma homenagem ao seu patrono, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, na manhã desta sexta-feira, em União da Vitória. A solenidade alusiva iniciou às 10 horas, na 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM). O evento contou com a presença do comandante da 2ª CIPM, Emerson Luiz Pinto, autoridades civis e militares. A ênfase da cerimônia foi para o desfile de tropas.

A data
De acordo com o Major Emerson, o Dezessete de Maio é uma data importante para os policiais militares, pois se comemora o Dia do Patrono da instituição.

“É com imensa satisfação e júbilo que trazemos em nossa memória o nome Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Nome este de referência para nós, policiais militares do estado do Paraná, os quais buscamos vestir a farda com bastante honra, não somente durante o desenvolvimento do labor como missão. Buscamos sempre como exemplo de vida o senhor Coronel Joaquim, nome honrado e respeitado por todos nós, policiais militares, que nos honra com destemida bravura e integridade física”.
Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento foi declarado o patrono em 1968 e desde então a data é lembrada em todos os batalhões com honras militares.