PORMADE: Cláudio Zini recebe homenagem

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Zini
Empresário compartilha a homenagem logo mais, na festa de confraternização de sua empresa

O número de certificados de qualidade exibidos nas paredes da empresa não muda o tom simples e confortável. Cláudio Zini, presidente da Pormade, sorri diante do convite para mais uma cerimônia de homenagem. Ela ocorre logo mais, às 19 horas, no CTG Fronteira da Amizade, em União da Vitória. Na ocasião, os mais de 500 colaboradores da empresa e suas famílias participam da confraternização de Natal. A iniciativa é do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Valdir Rossoni. “É um diploma que mostra que estamos no caminho certo. Eu e minha equipe”, sorri.

Zini orgulha-se das conquistas, mas atribui a todas o papel de cada funcionário. Para ele, é justamente a colocação dos talentos em lugares certos o que garante à empresa o reconhecimento nacional, já por dez anos, o status de ser um dos melhores espaços para se trabalhar. A Pormade aparece entre as dez primeiras colocadas no cenário brasileiro. Os trabalhos internos, que prezam originalidade e pontuam iniciativas, também já foram reconhecidos e premiados. “Tenho poderes na empresa, mas tudo é graças às pessoas que trabalham aqui”, elogia o empresário.

Do alto de seus 64 anos, Zini respira liderança. Diferente do conceito autoritário, que normalmente aparece rotulado ao cargo, ele defende uma postura mais próxima do servir ao outro do que receber algo por obrigação. “É preciso ser um líder servidor. As pessoas confundem humildade com fraqueza e é ai que surge a arrogância”, esclarece.

Para ele, o jeito mais “carismático” de administrar é algo que já vem expresso no sangue. Porém, é um dom que também pode ser lapidado e deste processo, Zini não escapa. Cursos e capacitações estão em sua agenda de compromissos. Todos os anos, ele e uma equipe de diretores voam longe para buscar conhecimento. Dinâmico, revela que tem na cabeceira da cama o livro “Paixão por Vencer”, de Jack Welch, que sintetiza o mandamento que sempre defendeu: liderar é fazer com que os outros tenham desejo de fazer o que é necessário. Na Pormade, outras frases de efeito ficam em lugares bem visíveis. Algumas, como “declarar o problema é uma alegria” e “ouvir com agressividade” são especialmente queridas por Zini.

“A homenagem mostra que estamos no caminho certo”

A aposta no potencial dos funcionários, chamados pelo presidente de “patrões”, estimula a produtividade, aumenta a capacidade intelectual de cada um e ensina a aprender com os erros, especialmente com os dos outros. “Aprender com os erros dos outros é ser sábio”, sorri.