Porque precisamos tanto de uma quarta ponte

Acessibilidade é fator primordial para o desenvolvimento local e pontes são alavancas do processo

·
Atualizado há 10 anos

Internautas fizeram a montagem de duas pontes que ligam as Cidades Irmãs (Foto/Reprodução)
Internautas fizeram a montagem de duas pontes que ligam as Cidades Irmãs (Foto/Reprodução)

Desde a construção da Ponte Domício Scaramella, pelo governador José Richa, após a catastrófica enchente de 1983, União da Vitória jamais conseguiu outra ponte. E olha que dois locais necessitam muito de uma. Os trabalhadores que moram no Distrito de São Cristóvão precisam de um acesso à Área Industrial de Porto União. O município catarinense, por sua vez, precisa da ponte para desviar o tráfego pesado do centro. Uma ponte para São Cristóvão desviaria o trânsito direto consequentemente para o entroncamento da BR-153.

Gleisi e Pedro em encontro em 2013
Gleisi e Pedro em encontro em 2013

Outro local que necessita de uma ponte é a ligação entre o centro de União da Vitória e o Distrito de São Cristóvão, mais precisamente ao lado da Ponte Machado da Costa. O prefeito Pedro Ivo Ilkiv luta para inserir recursos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No ano passado, o prefeito acionou a bancada paranaense do PT para garantir os recursos. Pedro Ivo teve recentemente uma agenda com senadora e ex-ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para debater dois projetos fundamentais para o município: o Aeroporto Municipal José Cleto e a nova ponte para ligar o Centro ao Distrito de São Cristóvão. Hoffmann disse que o Governo Federal está sensibilizado com a importância da construção desta ponte e fará todo o trabalho necessário para que o mais breve possível a obra seja confirmada, licitada e executada.

O que dizem os dois prefeitos?

Anízio de Souza declarou que pleiteou com a ajuda da Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Ministério das Cidades, uma ponte ligando o Distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, à Área Industrial de Porto União. “Para Porto União seria a solução para o tráfego pesado e um elo entre os trabalhadores de União da Vitória com as empresas de Porto União”, respondeu. No entanto Anízio acredita que se forem liberados os recursos, uma só ponte deverá ser construída. O prefeito disse que solicitou ao 5° Batalhão de Engenharia e Combate Blindado a disponibilização de uma balsa para atender os trabalhadores. Até o encerramento desta edição o prefeito não havia recebido resposta do comando daquela unidade militar.

Pedro Ivo Ilkiv disse que a questão precisa ser tratada com responsabilidade. “A ponte é um sonho antigo, para melhorar a questão da acessibilidade no Distrito de São Cristóvão. Eu solicitei a construção da ponte e o governo que é do meu partido acenou com a possibilidade de liberar os recursos pelo PAC, mas só posso confirmar quando e se o aporte estiver liberado e a licitação para a empresa ganhadora estiver homologada”, explicou. No entanto o prefeito diz que as chances são boas para o município.

O assunto é tão popular que foi parar nas redes sociais. Uma montagem publicada no Facebook do artesão e artista Luiz Jorge Uliniki imaginou de forma bem humorada como seria a nova ponte. Uliniki afirmou na rede social que a ponte é um sonho da comunidade de São Cristóvão e pilar de desenvolvimento do local.

O fato é que as duas reivindicações dos dois prefeitos tem fundamento e qualquer uma das duas pontes seria muito bem vinda.