Porto União é um dos municípios contemplados com escola cívico-militar

·
Atualizado há 2 anos

Foto Divulgação

O MEC divulgou nesta segunda-feira, 10, os municípios contemplados pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, para o ano de 2022. Porto União será contemplada com uma unidade do programa.

O Prefeito de Porto União,Eliseu Mibach, destacou que vem tratando do assunto já há algum tempo. Segundo ele, foram protocolados vários ofícios junto ao Ministério da Educação.“ Nós vínhamos tratando desse assunto já há muito tempo, fizemos ofícios ao Ministério da Educação, alguns deputados nos ajudaram, mas eu quero parabenizar em especial Secretaria da Educação, na pessoa da nossa secretária, o vereador doutor Valbert e também aos ex-integrantes do quinto batalhão de engenharia e combate blindado.Foi uma força tarefa muito grande para viabilizar este trabalho” destacou.

Lista dos contemplados

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira, 10, a lista com os estados e municípios contemplados pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), para o ano de 2022. O Pecim disponibilizou para este ano 89 vagas, conforme Portaria MEC n° 925, antecipando a meta prevista para o programa que era implantar, até 2023, 216 Escolas Cívico-Militares (Ecim) em todo país.

Os entes federativos que foram contemplados deverão atender as condições técnicas necessárias para a implantação do Pecim. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, direcionado para escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e com alunos em situação de vulnerabilidade social. O Pecim está presente em 25 estados e no Distrito Federal, atendendo aproximadamente 85 mil alunos.

​Diferente de Colégio Militar

As escolas cívico-militares são diferentes dos colégios militares. Enquanto nas primeiras os militares têm como papel apoiar a gestão na unidade, na segunda todo o processo é coordenado pela Polícia Militar.
Com isso, metade das vagas é destinada a filhos de militares e ocorre um processo de seleção dos alunos. No colégio cívico-militar, a escola adere ao programa e profissionais das forças de segurança são destacados para atuar neles.

Cidades contempladas, conforme o governo Federal:​

Porto União – Núcleo Educacional João Fernando Sobral
Maravilha – Centro Educacional Vereador Raymundo Veit
São Joaquim – Escola de Educação Básica Municipal Jurema Hugen Palma
Lages – discute se de fato vai aderir
Brusque – não informou
Itapema – não informou
Rio do Sul – debate qual colégio será selecionado
Balneário Camboriú – não informou
​Cidades que já integram o Pecim:
Tubarão – EEB Henrique Fontes
Biguaçu – EEB Profª. Emérita Duarte Silva e Souza
Palhoça – EEB Prof. Angelo Cascaes Tancredo
Criciúma – EEB Joaquim Ramos
Chapecó – EEB Professora Irene Stonoga
Blumenau – EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen
São Miguel do Oeste – EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva
Itajaí – EBM Melvin Jones