Prazo para inscrições do Enem termina na sexta-feira

(Foto; Divulgação).
Provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro (Foto: Divulgação).

Na próxima sexta-feira, 17, as 23h59min, termina o prazo das inscrições para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde o dia 6 de abril, quando iniciou os cadastros, 4.547.645 milhões de pessoas já se inscreveram para fazer a prova, considerada porta de entrada para o ensino superior público.

Termina também o prazo para solicitar o atendimento especializado e específico, e realizar alterações no cadastro, como o município para fazer a prova e a opção de língua estrangeira.

Para solicitar o atendimento especializado e específico, os inscritos devem comprovar a condição com o envio de um documento com as informações, que será analisado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem.

O atendimento especializado é assegurado para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência mental, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia.

O resultado da análise do documento comprobatório será divulgado a partir do dia 22 de maio, com período de recurso do dia 23 a 29 do mesmo mês. O resultado do recurso pode ser consultado a partir de 5 de junho.

Neste ano, o a interface e o funcionamento do portal inovou, e para realizar a inscrição, o estudante deve “conversar” com a robô Nanda. Com esse formato, o cadastro fica mais atraente para os jovens que os formulários convencionais. A chatbot pede os dados pessoais por etapas, como CPF, RG, data de nascimento e nome completo do pai, e assim cadastra o estudante no sistema.

Chatbot recolhe os dados durante conversa com o estudante
Chatbot recolhe os dados durante conversa com o estudante

Para confirmar a inscrição, é preciso pagar a taxa de R$85 até o dia 23 de maio. Para as pessoas que tiveram seus pedidos de isenção aceitos, como os alunos que estudaram o ensino médio inteiro em escola pública, por exemplo, só é necessário finalizar o cadastro com a Nanda.

O cartão de confirmação e os locais de prova vão ser divulgados no mês de outubro.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No dia 3, o tempo para realizar as provas de linguagem e ciências humanas e escrever a redação, é de 5 horas e meia. No último dia, os inscritos terão 5 horas para realizar as provas de ciências da natureza e matemática.

Para conferir o cronograma completo do Enem, acesse o site.

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta