Prefeitura e Copel assinam convênio do Parque Caminhos do Iguaçu

Solenidade faz parte das comemorações dos 124 anos de União da Vitória

·
Atualizado há 10 anos

ctg0014União da Vitória, que completa nesta quinta-feira, 27, 124 anos e ganha uma nova estrutura ecológica de lazer, entretenimento e esporte. Foi assinado nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade, às margens do rio Iguaçu, início da tarde, um convênio entre a prefeitura, Copel e o Governo do Estado para a construção do Parque Caminhos do Iguaçu. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni e do diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão, Sérgio Luiz Lamy, além do prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, autoridades regionais e lideranças políticas do sul do Paraná.

ctg0002Lamy também assinou com o CTG Fronteira da Amizade, na pessoa do Patrão Leoclides Fraron, um termo de comodato cedendo o terreno na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, bairro São Bernardo, onde está localizado o galpão do Centro. Segundo Fraron, o CTG reivindicava por trinta anos esse termo que foi assinado. O presidente da Assembléia legislativa do Paraná, Valdir Rossoni disse que a construção deste parque linear resgata uma dívida histórica da Copel com União da Vitória. “Estou aqui em mais um aniversário com grandes notícias para União da Vitória. A construção desse parque linear vai ajudar a resolver o problema das cheias do rio Iguaçu. Centenas de moradias populares estão sendo entregues, o que permitiu a retirada das famílias ribeirinhas. O parque será mais um espaço de lazer para a população”, disse Rossoni.

ctg0003O prefeito Pedro Ivo destacou que recursos federais e estaduais transformarão, a partir dos próximos dias, União da Vitória em um canteiro de obras. Desde o parque linear saindo da Ponte Domício Scaramella até a Uniguaçu, passando pela pintura da Ponte dos Arcos, que será iluminada de maneira artística, com o recapeamento da Avenida Manoel Ribas, o aeroporto que será ampliado para aviação comercial, a construção do IFPR, que já é uma realidade, vai melhorar cada vez mais a vida da nossa população”, disse.

Parque Caminhos do Iguaçu

O projeto de paisagismo e urbanização do parque foi detalhado pelo engenheiro civil Klaus Piper, de Curitiba, e contem caminhos, pistas de skate, restaurantes com vistas para o Rio Iguaçu e a lendária Lagoa Preta, equipamentos de ginástica, pontes, passarelas e outros elementos arquitetônicos. Com a assinatura do convênio, a prefeitura espera iniciar a obra em no máximo 60 dias a contar da data da assinatura.

ctg0001CTG Fronteira da Amizade

O patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade, Leoclides Fraron, lembrou em seu discurso do saudoso Leno Tonial, fundador do CTG e um dos maiores tradicionalistas que dedicou sua vida ao CTG. Fraron lembrou os anos de luta para conquistar esse espaço, que chegou a ser requerido pela Copel. “Foram 34 anos de luta. Começou em 1980 com o patrão Leno Tonial e cada um que ocupava a patronagem conseguiu avançar um pouquinho, chegando em 2014 com a assinatura do convênio de comodato entre a Copel e o CTG”, explicou.

O CTG tem estrutura hípica, cultural e social no local. O patrão do CTG disse que seria uma tragédia perder aquele espaço e demolir o galpão. Os tradicionalistas presentes comemoraram muito. Após cumpridas as formalidades, as autoridades e presentes saborearam a tradicional costelada do CTG, marcando também o aniversário de União da Vitória. O CTG fechou parceria com a Associação Comercial para realizar a 7ª Festa Nacional da Costela, em setembro, entre a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho.