Prefeitura obtém Licença Ambiental de Instalação da Pedreira Municipal

Com a operacionalização da Pedreira, a administração municipal terá economia significativa na extração de basalto

·
Atualizado há 9 anos

Na final da tarde da tarde de sexta-feira, 13, o novo chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – escritório de União da Vitória, André Aleixo, entregou ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, a Licença de Instalação para exploração de basalto da Pedreira, localizada na Colônia Correntes, a qual é de propriedade da Prefeitura.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Cieslak, agora a administração municipal trabalha para obter a Licença de Operação da Pedreira. “Já estamos trabalhando há bastante tempo nesse projeto. Na semana passada estivemos, com o prefeito Pedro Ivo, em Curitiba, no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para formalizarmos o pedido de funcionamento do local”, informa o secretário.

Com a operacionalização da Pedreira, a administração municipal terá economia significativa na extração do basalto. “Hoje nós pagamos em torno de R$ 28,00 o metro cúbico de pedra. E, a Prefeitura licitando um britador móvel para fazer a extração desse material, o custo cai cerca de 50%”, justifica Cieslak.

A pedra é um dos principais materiais utilizados na pavimentação asfáltica. Por isso, a Licença de Operação da Pedreira é fundamental para a execução do projeto ‘Nosso Asfálto’. Somente após a emissão da Licença Ambiental de Operação e da Licença do DNPM a Pedreira poderá iniciar a exploração.

De acordo com o vice-prefeito, Jair Brugnago, que coordenará o projeto, com os recursos disponíveis, uma empresa licitada faria 11 quilômetros de pavimentação. Contudo, a expectativa da administração é fazer o dobro, 22 quilômetros.

Pedro Ivo reforça que a reativação da Pedreira resultará em uma economia significativa ao município, e reforça que, a administração municipal está transformando União da Vitória em um canteiro de obras.