Presidente Dilma Rousseff visita União da Vitória

Dilma garante aos prefeitos das Cidades Irmãs e empresários locais que Governo Federal vai participar da reconstrução da região

·
Atualizado há 10 anos

IMG_0258
A presidente atendeu todos que estavam à sua espera (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

A Presidente da República, Dilma Rousseff fez uma visita histórica em União da Vitória no início desta tarde, 17.  Pela manhã a senadora Gleisi Hoffmann fez uma reunião preparatória com os prefeitos da região sul do Paraná e, organizou uma agenda positiva para apresentar à presidente. O governador do Paraná, Beto Richa, chegou ao meio dia para recepcionar a presidente Dilma. Já Dilma, antes de visitar União da Vitória recebeu o vice-presidente dos EUA no Palácio do Planalto, foi a Caçador (SC) em rápida escala e, finalmente, às 13 horas foi recepcionada no Aeroporto José Cleto, em São Cristóvão.

dilma-união-2014-17-060022

A presidente chegou na sede do Poder Legislativo e foi recepcionada com festa pela população. Em retribuição, Dilma abraçou e cumprimentou as pessoas que estavam aglomeradas na Praça Alvir Riesemberg. Acompanhada pelo governador do Paraná, Beto Richa, ouviu uma pauta de reivindicações do prefeito Pedro Ivo Ilkiv, que falou em nome dos demais prefeitos e empresários da região. O temor de manifestações não se concretizou, apenas três cartazes escritos a mão protestavam contra a Copa do Mundo. “Hoje vi uma cidade debaixo da água. Acompanhei de perto o drama de União da Vitória e região. Estou aqui para garantir a parceria do Governo Federal na reconstrução da região”, garantiu Dilma.

O que querem os empresários

Os empresários querem que o Governo Federal libere totalmente o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para todas as vítimas atingidas direta ou indiretamente pelas cheias. O empresário Tito Hobi lembrou que as empresas estão paradas há quase 20 dias e, que os funcionários precisam receber seus salários e as empresas precisam pagar as contas. “Precisamos de dilação de prazos para pagar os tributos e a abertura de uma linha de créditos para reconstrução nas empresas atingidas e capital de giro para as empresas que ficaram sem matéria prima ou sem condições de funcionamento no período”, resumiu.

dilma
Dilma Rousseff recebeu todos os jornalistas após pronunciamento (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

Dilma Rousseff disse que o Governo Federal vai agilizar linhas de crédito e socorro às empresas da região. Pedro Ivo lembrou que para que isso aconteça é preciso que o Governo Federal reconheça de forma imediata o Decreto de Calamidade Pública de União da Vitória.Contudo, o FGTS, segundo a presidente, está garantido em até R$ 6 mil para as pessoas atingidas diretamente pelas cheias. Mas, Pedro Ivo e os empresários propuseram a liberação para todas as pessoas sem limite e, a presidente Dilma disse que vai estudar a questão e responder em tempo recorde. Dilma garantiu ainda ajuda humanitária e material necessário para tratar a potabilidade da água e, inserção nos programas sociais para as famílias atingidas pelas enchentes que estão desalojadas ou desabrigadas.

Acompanhe o pronunciamento de Dilma Rousseff:

O que querem os prefeitos

dilma e ivo
Dilma Rousseff e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

O prefeito de União da Vitória sintetizou: “Queremos reconstruir imediatamente para que a região volte a normalidade o mais rápido possível.” O prefeito de Porto União, Anísio de Souza, também pediu ajuda na reconstrução de estradas, pontes e ruas, duramente atingidas pelas enxurradas e pelas cheias do Rio Iguaçu. Os demais prefeitos disseram que os acessos e as estradas do interior foram castigados e são objeto principal de reivindicação.

dilma-união-2014-17-060047
Pedro Ivo e Anízio de Souza acompanharam a presidenta durante a visita (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

Extremamente gentil e com firmeza impressionante, Dilma pediu para que os prefeitos, depois que as águas regressem ao nível normal, façam projetos e corram para Brasília. “Tudo o que tiver um bom projeto, me comprometo a fazer”, disse de maneira enfática. Dilma também prometeu mais investimentos nos programas de moradia popular para tirar as famílias de baixa renda das áreas com risco de alagamentos.

Ponte, canal extravasor e aeroporto

dilma-união-2014-17-060036

Rousseff falou que o programa de modernização e ampliação dos aeroportos do interior do Brasil continua e, que União da Vitória deve ter seu aeroporto operando por instrumentos com capacidade de vôos regionais. No entanto, o principal anúncio foi feito quando a presidente retornava ao aeroporto. Chocada em ver que a Ponte Machado da Costa é, neste momento, a única ligação com São Cristóvão e à BR-476, Dilma disse ao prefeito Pedro Ivo reapresentar o projeto da nova ponte sobre o Rio Iguaçu na semana que vem para a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior. “Eu garanto essa ponte para União da Vitória”, disse. Pedro Ivo imediatamente mandou sua equipe se debruçar sobre o projeto que será analisado e entregue em mãos para a presidente Dilma que finalizou: “Mesmo vendo a cidade nessa situação posso dizer que é um lugar lindo e encantador.”

Quanto ao canal extravasor, Dilma prometeu estudar o caso. “Se me provarem que esse canal extravasor alterar em um metro e meio (o nível do Rio Iguaçu durante as cheias), vamos construir esse canal”, garantiu.

Fotos:Bruna Kobus/Jornal O Comércio