Procura por cursos federais aumenta no interior do Paraná

Aumento chega a 122% em quatro anos segundo o MEC

·
Atualizado há 11 anos

terreno IFPR
Terreno IFPR em União das Vitória

A chance de cursar uma instituição de ensino superior federal cresceu no interior do Paraná, segundo os dados do Censo da Educação Superior de 2011 do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). O levantamento aponta que o número de matrículas aumentou no interior Paraná, passando de 6,9 mil em 2007 para 17,3 mil em 2011. Este número ocorre devido à abertura de cursos e campi no interior do estado.

Segundo o governo Federal, essa expansão ganhou ainda mais força com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado em 2007. Em todo o Brasil, houve um salto de 45 para 59 Universidades Federais, de 148 campus para 274. O número de municípios atendidos por Universidades Federais mais que dobrou, de 114 para 272. Serão criados mais 47 novos campus até 2014. A previsão é que até 2016 cerca de R$ 735 milhões sejam investidos nesta expansão.

Avanços no Paraná

Até 2002, o Paraná contava com duas universidades federais, nenhuma delas com sede no interior. Dados do Inep mostram que em 2011, foram criadas mais duas federais no estado, sendo uma delas no interior. O estudo mostra ainda que o número de matrículas em universidades nesta região também aumentou. Em 2008, foram 7.785 matrículas, já em 2011, o número de matriculados chegou a 17.335, um salto de 122%.

IFPR em União da Vitória

planta IPPR
Planta IFPR

O terreno para construção do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de União da Vitória para a construção do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em União da Vitória já foi incorporado ao Estado. De acordo com a diretora do campus local do Instituto, Patrícia Cambrussi Bortolini, a obra será divida em duas etapas, estrutural e de acabamento. A expectativa, segundo Bortolini, é que até outubro, a DM Construtora, que venceu a licitação, já tenha erguido os blocos. Com conclusão dessa etapa Patrícia explica que o IFPR abre nova licitação para finalizar a obra. No entanto a parceria com o Instituto para a realização dos cursos que serão oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para esses cursos prosseguem até o mês de julho.

O secretário de Indústria Comércio e Turismo, Antonio Oscar Nhoatto, destacou que o IFPR vem consolidar União da Vitória como Polo Universitário e técnico. “A qualificação profissional vai sofrer uma revolução com os cursos oferecidos pelo IFPR. Necessitamos de mão de obra qualificada para nossas industrias e o Instituto vem suprir essa demanda”, salientou.

pedro Ivo e Bortolini
Patrícia Bortolini e Pedro Ivo

O reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Irineu Mario Colombo, esteve em União da Vitória, na tarde de terça-feira, 18, para receber e registrar em cartório a escritura do terreno doado pela administração municipal para edificar a Escola Técnica Federal. O Chefe de Gabinete, Mário Slomp, acompanhou o reitor, juntamente com a diretora do campus do IFPR de União da Vitória, professora Patrícia Bortolini, e equipe.  A comitiva esteve no Cartório para assinar a documentação e, em seguida, esteve no terreno que vai receber a construção que inicia no mês que vem.

IFPR em Números

O IFPR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. “Nosso diferencial é que estamos interiorizados, o que oportuniza facilidade de acesso e a criação de cursos voltados às realidades regionais”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo.

O IFPR é a instituição federal de ensino que está presente no maior número de municípios do Paraná. Possui 13 campus (Assis Chateaubriand, Campo Largo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama) e ainda o EAD/IFPR. Sete campus em fase de implantação (Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Capanema, Colombo, Jaguariaíva e Pinhais). O campus Cascavel já tem aulas no curso técnico em Informática (subsequente), entretanto como não há sede própria, está sendo contabilizado na terceira fase de expansão.

Estão em processo de instalação as unidades de ensino descentralizadas nos seguintes municípios: Goioerê, Barracão, Quedas do Iguaçu, Coronel Vivida, Astorga, Lapa, Guaíra e Bandeirantes.

Em 2011/2012, o Instituto Federal do Paraná oferece à comunidade paranaense 76 Cursos Técnicos presenciais; 10 Cursos Técnicos na modalidade à distância; 17 Cursos Superiores presenciais; 1 Curso Superior na modalidade à distância; 1 curso de especialização presencial; 3 Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade à Distância (12 outros cursos previstos para 2012); 4 Cursos de Extensão na modalidade à distância em andamento. Dados deste mês apontam que o IFPR possui 10.163 alunos na modalidade presencial – em curso 25.770 alunos na modalidade EAD – em curso.