Projeto analisa rentabilidade da piscicultura em Mallet

·
Atualizado há 9 anos

piscicultura-mallet-projeto
(Foto: Assessoria).

Visando analisar o custo e a rentabilidade da produção de peixes no município, por meio da secretaria municipal de Agropecuária e Abastecimento, a prefeitura de Mallet desenvolve estudo em três propriedades que atuam neste ramo. “Este projeto é a concretização de nossa proposta de governo para o apoio da piscicultura. Ele é importante porque estabelece parâmetros que podem servir de base para os novos investidores e porque incentiva os produtores rurais malletenses a diversificarem suas atividades”, observa o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida.

As propriedades em que são feitas as análises pertencem a Nelson Bielak, Rogério Poroniuk e Emílio Ogrodoski.  “A tilápia vem ocupando lugar de destaque na piscicultura por apresentar desenvolvimento bastante satisfatório. Com este projeto coletamos informações que comprovam a rentabilidade da piscicultura e que podem ser consultadas pelos proprietários rurais que desejarem investir neste ramo”, relata o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Rafael Klein.

Na propriedade de Nelson Bielak, localizada no distrito de Dorizon, o colaborador da secretaria municipal de Agropecuária, Paulo Valigura, analisa mensalmente o crescimento dos peixes. “Os peixes são mantidos em um ambiente com a temperatura e a qualidade da água controlada. Percebemos que eles estão ganhando aproximadamente dois gramas por dia, o que é uma boa média”, explica Valigura.

A propriedade de Bielak é modelo para quem deseja investir nesta área, uma vez que o piscicultor produz a ração que alimenta os peixes e também possui matrizes, as quais dão origem aos alevinos que posteriormente são transferidos para as estufas. “Temos aqui também a estrutura para o abate e beneficiamento da carne de peixe, comercializando filés congelados”, conta o piscicultor.