Projeto de Robótica de União da Vitória vence prêmio de inovação

·
Atualizado há 2 anos

O Projeto “A inovação Enquanto Recurso Pedagógico” foi o vencedor do 1º Prêmio TOP Inovação UNINTER. Desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Colégio SESI de União da Vitória, o projeto oferecerá aulas de robótica, para alunos da rede municipal do 4º e 5º ano e foi o grande vencedor na categoria educação, competindo com projetos de todo o Brasil.

A entrega do prêmio aconteceu em uma cerimônia no sábado, 27, em Curitiba e foi entregue para o professor Jefferson Rodrigues Lirio, que coordena o projeto. Para comemorar a premiação nesta quarta-feira, 01, foi realizada uma solenidade da entrega simbólica do prêmio na Escola Municipal Professora Marivalda de Fátima Palamar, onde o projeto está sendo desenvolvido.

Durante a entrega, o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, parabenizou o professor Jefferson e a toda equipe da secretaria da educação e da escola, pela dedicação na elaboração do projeto que agora é referência nacional e que busca principalmente oferecer oportunidades de aprendizado para os alunos de todo o município. “O que queremos através desse projeto é oferecer a oportunidade para as crianças. Esse trabalho que está começando a ser feito já está dando frutos, e é um trabalho que vamos continuar nos próximos anos e também em outras escolas”, afirmou Bachir.

“Receber o prêmio é muito gratificante para o início do nosso projeto municipal “Ensino Conectado”, pois ele aponta que estamos na direção correta em relação ao ensino tecnológico”, disse o professor Jefferson que explicou que o projeto mais do que levar a tecnologia para os alunos também estimula o desenvolvimento do protagonismo nos alunos e o trabalho em equipe, ajudando no desenvolvimento de habilidades e competências nas múltiplas áreas do conhecimento.

O secretário da educação, Ricardo Brugnago, salientou que além da premiação que é de grande importância, o projeto mostra principalmente a importância que a educação tem para a administração municipal. “Ele mostra o olhar que o prefeito Bachir Abbas tem para a educação, o incentivo a área da inovação e de estarmos buscando fazer uma educação diferente e de excelência para todas as nossas crianças”, afirmou Brugnago.

O que é o projeto?

O Projeto é realizado com alunos do 4º e 5º ano para que tenham acesso a Robótica Educacional, a gamificação, a Cultura Maker, as metodologias ativas e as técnicas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Arte), oferecendo as crianças uma nova possibilidade de aprendizado através da Construção e Programação de Robôs, raciocínio lógico, pensamento computacional, entre outros, desenvolvendo a criatividade, o protagonismo, o engajamento e o trabalho em equipe. O projeto iniciou na Escola Municipal Professora Maridalva de Fatima Palamar, e deverá ser estendido para outras escolas nos próximos anos.

Os materiais e equipamentos utilizados no momento são do Colégio SESI, e as aulas serão ministradas com os kits de robótica, que serão levados diretamente às escolas, também haverá formação continuada para os professores e aquisição de novos materiais, os quais já estão chegando as escolas para melhorar o aporte tecnológico das instituições.