Projeto Rio Limpo incentiva a limpeza do Rio Iguaçu

Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Uniuv estão organizando o projeto

·
Atualizado há 12 anos

Projeto Rio Limpo incentiva a limpeza do Rio Iguaçu
Bruna Kobus

O Rio Iguaçu é o principal recurso hídrico da região e também o 2º rio mais poluído do Brasil. O dado é resultado de uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em abril de 2011. Pesquisadores percorreram mais de 20 km do rio para estudar o estrago que a poluição causa nas águas do Iguaçu.

E para ajudar na limpeza do Rio Iguaçu, alunos do 7º semestre de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) com a orientação da professora Lisandra Kaminski, elaboraram um projeto denominado ‘Rio Limpo’, para ajudar na limpeza das águas do Iguaçu.

Projeto Rio Limpo

O projeto vai ter início no sábado, 21, haverá um barco que sairá do Parque Ambiental às 13h e retornará às 17h. Durante o trajeto os barcos farão a coleta do lixo no rio.

Os barcos cedidos são de empresas e particulares e serão pequenos e motorizados, para facilitar a coleta do lixo. No mesmo dia haverá também próximo ao Parque Ambiental na Ponte Manoel Ribas, uma tenda da Uniuv que estará realizando oficinas de montagem de brinquedos com materiais recicláveis, atividades físicas que serão oferecidas pelos acadêmicos de Educação Física da Uniuv, torneios de futebol e vôlei de areia que a Prefeitura de União da Vitória organizará, além de shows musicais que ocorrerão em um caminhão palco. O caminhão será disponibilizado pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

A Prefeitura Municipal de União da Vitória, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Defesa Civil, Polícia Militar de União da Vitória e a Associação de Catadores de União da Vitória, Copel, Novacki Papel e Embalagens S/A, Grupo Hobi, Bengui Materiais de Construção, Higibril, Ghol Graf, Clube Náutico Hobi, Associação de Pesca Esportiva do Médio Iguaçu (APEMI), Assistec Náutica, Grupo Dissenha, Revisa Auto Center, Hotel 10, Grupo Ravanello, Arlindo Farber, GR Extração de Areia e Sanepar, estarão apoiando o projeto.

Segundo a professora Lisandra Kaminski, a integração destes eventos será para conscientizar a população sobre os problemas ambientais do município. “Nosso objetivo é atrair o maior número de pessoas que poderão observar a saída e o retorno dos barcos, além de ver também a quantidade de lixo coletado”, relata Lisandra.

Roteiro

  • Saída dos barcos às 13h no Parque Ambiental.
  • Retorno às 17h.
  • Quem deseja participar do projeto com o seu próprio barco deve ligar para (42) 9936-9166 e realizar a inscrição.
  • As pessoas que irão participar desse projeto não visam lucro, a participação será voluntária.