PROJETO RIO LIMPO: Mais de duas toneladas de lixo já saíram daqui

Projeto “Rio Limpo” tem a limpeza do Iguaçu como foco às ações de conscientização ambiental. Terceira edição acontece hoje

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Nas edições anteriores, embarcações e voluntários garantiram a retirada de mais de duas toneladas do Iguaçu
Nas edições anteriores, embarcações e voluntários garantiram a retirada de mais de duas toneladas do Iguaçu

Não parece, mas uma das paisagens mais encantadoras e cartão postal das Cidades Irmãs é bastante poluída. O rio Iguaçu, símbolo do desenvolvimento e até de misticismo da região, também é alvo da depredação ambiental. Por isso, a proposta do projeto Rio Limpo, liderada pelo curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) apega-se à sua limpeza como forma de defender mudanças no comportamento.

A terceira edição, que começa logo mais, às 11 horas, no Clube Náutico Hobi, é cheia de expectativas. O interesse da organização é saber quantos quilos de lixo serão recolhidos ao longo do trajeto. As primeiras edições não foram otimistas: em 2012, uma tonelada subiu aos barcos. Em 2013, o número alcançou 1,5 toneladas. “Gostaríamos que este número diminuísse, que as pessoas tomassem consciência da necessidade de não poluir”, comenta a coordenadora do curso e do evento, Lizandra Kaminski. As toneladas recolhidas revelaram mais do que um mau costume. No leito do Iguaçu, lixo eletrônico, animais mortos e ensacados, televisores, geladeiras e sofás, foram recolhidos. “É uma quantidade muito grande e a maioria, reciclável”, pontua.

Hoje, 17 embarcações, inclusive do 5º Batalhão, devem trabalhar no rio. À bordo delas, acadêmicos, estudantes de outros cursos e até do Ensino Médio e voluntários, participam do recolhimento do entulho. O trajeto é pequeno – começa no Parque Ambiental e segue até a ponte Transbrasiliana, na BR-153 – e age de maneira paliativa. “O foco é a conscientização. Sabemos que não é possível limpar o rio em tão pouco tempo e apenas em um dia”, explica Lizandra. “Nossa intenção é que as pessoas vejam a quantidade de lixo e pensem no que estão fazendo”, completa.

Especialmente nesta semana, os acadêmicos envolvidos prepararam a comunidade para o evento. Durante vários dias, houve distribuição de material informativo e aos mais atenciosos, um convite mais formal, para um dia diferente. Além das ações no Iguaçu, o Náutico será transformado para receber os visitantes. Cerca de cem pessoas trabalham nos bastidores da proposta, o que garante um pacote de atrações, para crianças e adultos. O evento só será cancelado em caso de chuva. “Com a quantidade de material que recolhemos e com as pessoas envolvidas, esperamos modificar o comportamento das pessoas. Afinal, é o rio que abastece as nossas cidades. Muitos usam a água como lazer, nas empresas. É nosso dever preservá-lo para nós e para as futuras gerações”, pontua a coordenadora.

Professora Lizandra coordena o evento e está otimista: aposta é pela redução da quantidade de lixo
Professora Lizandra coordena o evento e está otimista: aposta é pela redução da quantidade de lixo

Destinação

Todo o material recolhido na campanha será pesado já após a coleta e mais tarde, encaminhado para a cooperativa de recicladores do município. A seleção do material será de responsabilidade dos cooperados.

Ações para a família

Até às 18 horas, quando o trabalho no rio será encerrado, os visitantes do Náutico terão acesso à várias atrações. Para as crianças, o Rio Limpo vai oferecer oficina com brinquedos recicláveis, orientação sobre escovação bucal, pintura e teatro. Será disponibilizado também cama elástica e brinquedos infláveis.

Aos adultos, o projeto promove discussões ambientais. Na prática, elas se traduzem na ação de recebimento de óleo de cozinha já usado e coleta de pilhas, baterias e lâmpadas. Os cursos de saúde da Uniuv dispõem ainda da medição da pressão arterial e da glicemia, bem como de orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

O espaço terá ainda banda, venda de lanches e bebidas e será palco para a transmissão do programa Linha Aberta, da Rádio União, a partir das 10 horas. Todas as ações e a entrada ao parque são gratuitas.