Prorrogado prazo para uso do novo extintor veicular

Contran marca 1º de julho como data para início da cobrança dos extintores de incêndio do tipo ABC

·
Atualizado há 12 anos

Por Mariana Honesko

extintores-abc-reproducao
(Foto: Reprodução).

Motoristas ganharam fôlego extra para estar dentro da lei. É que no dia 25, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou, pela segunda vez, o prazo para entrar em vigor a exigência de extintores de incêndio automotivos do tipo ABC. A nova data é 1º de julho.

A decisão atende um pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que sugeriu a prorrogação por conta da afirmação de empresários que seria inviável a fabricação e disponibilização do novo modelo. Ainda em janeiro, o Contran publicou a primeira prorrogação, colocando o dia 1º de abril, portanto, hoje, como prazo para substituição de extintores de incêndio automotivos com carga de pó BC pelo modelo ABC. Uma resolução anterior havia tornado obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro.

Detran orienta

Em União da Vitória, a equipe da 4ª Ciretran está se preparando para a presença do modelo nos carros que circulam na região. “O processo está em estudo. Então, estamos nos preparando para o dia 1º de julho”, diz o chefe da unidade do Detran na cidade, Alceu de Paula.

Segundo ele, quem ainda circula com o modelo antigo, “pode ficar tranquilo”. “Talvez tenhamos novas orientações mas por hora é isso mesmo”, sinaliza.

Sobre o modelo ABC

O extintor ABC apaga incêndio em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substitui o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica e em combustíveis líquidos – óleo, gasolina e álcool –, materiais também recomendados para o extintor do tipo ABC.

O extintor deve ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada. Quem circular sem o equipamento comete infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. Desde 2005, os carros produzidos no Brasil saem de fábrica com o extintor recomendado.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!