I Recital de Poesias emociona o público em Irineópolis

Entre os autores escolhidos renomados poetas brasileiros, poetas estrangeiros e até poetas da própria comunidade

·
Atualizado há 10 anos

poesia0012O I Recital de Poesias do município de Irineópolis, promovido pela Secretaria de Educação foi sucesso absoluto. O centro de Uso Múltiplo ficou lotado na manhã de quarta-feira, 28, por apreciadores da poesia que foram agraciados com as mais belas declamações. Segundo, Lilian Eliane Batschauer Ferreira, secretária de Educação do município, a origem do recital se espelha no trabalho pioneiro das professoras Kely Estriser, professora de Língua Portuguesa no Núcleo Educacional Guilherme Bossow e posteriormente seguido pela professoras Rosenilda Bossow Melechenco e Cristiane Jung. “O público que prestigiou o evento teve a oportunidade de ver o talento e a destreza dos alunos e isso é mérito das escolas, pois a poesia é o vento das palavras, é a música da alma, é uma brisa de sentimentos, é sonho, é a imaginação liberta, é o brincar com as palavras. Na manhã de ontem tivemos momentos de extrema comoção, pois a interpretação foi contagiante e o público vibrava a cada apresentação”, comenta com satisfação.

Entre os autores escolhidos renomados poetas brasileiros, poetas estrangeiros e até poetas da própria comunidade. “Quero parabenizar a todos os declamadores de poesia do recital que engrandeceram em muito o evento. Também agradeço as queridas professoras Idalida Cordeiro Braz de Oliveira, Bernadete Konkel Fritzen, Rosenilda Bossow Melechenco, Lourdes Cristina Paranchuk e Geni Marques, que aceitaram o convite para compor a mesa julgadora.” A secretária reforça a importante parceria da Administração Municipal para a realização do evento e o envolvimento e organização das escolas, e em especial as diretoras de departamento da Secretaria de Educação, na pessoa das senhoras Karina Juraszek e Sezinanda dos Santos.

O evento teve cinco categorias, entre elas: Educação Infantil, com a participação da Pré Escola; do Ensino Fundamental com o primeiro nível: 1º, 2º, 3º ano. Segundo nível : 4º, 5º, 6º ao 8º ano  e  Educação de Jovens e Adultos.

poesia0015Vencedores

Na categoria Educação Infantil (Pré Escola), o 1º Lugar foi para o aluno Willian Kardec Binder, com a poesia Travessia do Araguaia, de Dino Franco e Décio dos Santos.  2º lugar para Eduarda Aparecida Niejelski, com a poesia Natureza, de Jane Emirene Dias Carrilho e o 3º lugar para a aluna Eloisa Janiszewski, com a poesia As abelhas, de Vinícius de Moraes.

Na categoria Ensino Fundamental- Primeiro Nível (1º, 2º, 3º ano), o 1º lugar foi para Maria Eduarda Rosa, com a poesia Uma palmada bem dada, de Cecília Meireles o 2º lugar para a aluna Kauana Bueno Ferreira, com a poesia O vento e a flor, de Vinícius de Moraes e o 3º lugar para a aluna Monique Catapan com a poesia Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Segundo Nível: 1º lugar para a aluna Lívia Tamires Barbosa, com a poesia O Direito das Crianças, de Ruth Rocha o 2º lugar foi para Gabrieli Martins, com a poesia Mulheres do Contestado, de autoria do poeta local, Leocrides Gomes dos Santos e o 3º lugar para Ana Julia Screpecz com a poesia A Bailarina, de Cecília Meireles.

Na categoria Ensino Fundamental (6º ao 8º ano) o 1º lugar foi para a aluna Cintia Emanueli Chagas, com a poesia A dança do Pingo d´ Água, de Cassiano Ricard. 2º lugar para a aluna Gabrielly Prust Pavarin, com a poesia Vida, de Augusto Branco e o 3º lugar para Joicy Eduarda Prust, com a poesia O Operário em Construção, de Vinícius de Moraes.  Na categoria Jovens e Adultos Cristiana dos Santos e Grazieli Lima Martins foram os destaques com a poesia Cordel do Contestado de Gustavo Dourado.

Da Assessoria