Reunião discute melhorias no Morro da Cruz

·
Atualizado há 9 anos

reuniao-morrodacruz-portouniao
(Foto: Assessoria).

O Prefeito de Porto União, em exercício, Aloisio Salvatti, coordenou uma reunião na manhã de quinta-feira, 22, sobre a ocupação irregular no Morro da Cruz. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura reunindo representantes das Secretarias de Administração, de Saúde, de Agricultura, de Planejamento, de Desenvolvimento Social, de Cultura e Turismo, dos setores de Fiscalização, de Vigilância Sanitária e Ambiental e do Departamento Jurídico.

Cada setor ficou responsável por uma questão. Uma das principais discussões foi sobre o risco que a área oferece aos moradores do morro. Segundo a Defesa Civil do município, nessa região há riscos de deslizamento de terra, o que pode prejudicar famílias que ali residem. Além disso, o local é área de preservação ambiental e um dos principais pontos turísticos religiosos da cidade.

Salvatti solicitou o empenho de todos e agilidade na busca pelas soluções. “Sabemos que ali é área de invasão, mesmo assim não podemos abandonar aquelas famílias, precisamos oferecer condições para que elas tenham ainda mais qualidade de vida”, afirmou.

Além da pavimentação na principal rua do Morro da Cruz, Theodoro Kroetz, foi confeccionada a Via Sacra até a parte mais alta do morro e lá o local recebe uma total remodelação, onde a imagem do Cristo, ganhará destaque e um mirante para os turistas apreciarem a vista da cidade.

A administração busca garantir as condições necessárias aos moradores, para que ali seja integrada a moradia com o turismo, resultando em mais desenvolvimento para Porto União. Para isso, equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Cultura e Turismo têm realizado um trabalho forte de conscientização junto as famílias, orientando e oferecendo oportunidades para que eles participem desse desenvolvimento.