Rotativo de Canoinhas terá mudanças em 2019

·
Atualizado há 5 anos

O Estacionamento Rotativo voltará a funcionar neste ano e terá mudanças.

Entre as principais novidades estão a modernização do sistema e o pagamento proporcional ao período em que o motorista estiver ocupando a vaga. Prefeito Beto Passos reuniu na sexta-feira, 15, representantes do comércio e indústria para ouvir opinião sobre as alterações.“É desejo do Poder Público, comércio e empresários o retorno do Rotativo, mas isso não aconteceu até agora porque o Tribunal de Contas do Estado exigiu que regularizássemos a situação do Estacionamento que foi criado em 2008 de maneira irregular, de acordo com o TCE. O tribunal exigiu a contratação de um estudo de viabilidade do Rotativo”, explicou Passos. Empresa foi licitada, realizou o estudo e este foi encaminhado ao TCE. “As alterações, portanto, estão seguindo as orientações do TCE”, explica o prefeito.

A partir deste ano, por aplicativo, os motoristas poderão pagar pelo estacionamento proporcional ao tempo usado pela vaga. “O motorista baixará o aplicativo e vai comprar créditos para usar. Ao estacionar, aciona o aplicativo e quando voltar encerra o uso pagando somente pelo que utilizar”, explica.

O crédito para estacionar poderá ser comprado no aplicativo, nos parquímetros que serão instalados nas principais ruas do Centro e, na forma de cartões, na concessionária ou postos de venda no comércio. “Quem tiver cartões antigos terá o prazo de três meses para trocar por crédito de estacionamento”, informou Passos.

Com a extinção das chamadas “vagas de farmácia” pela legislação brasileira, estas serão transformadas em vagas de curta duração. Nelas, os motoristas poderão estacionar por até 15 minutos, acionando o pisca alerta do veículo. A diferença é que o condutor poderá ir a qualquer lugar, sem a obrigatoriedade de usar exclusivamente a vaga para compras nas farmácias.

Outra novidade será a gratuidade para entregas rápidas. Empresas ou autônomos poderão cadastrar seus veículos junto à futura administradora do Rotativo para fazer entregas de até 10 minutos. “Quem estiver fazendo entrega de gás, lanches ou medicamento, por exemplo, poderá ocupar as vagas também por 10 minutos gratuitamente”, afirma Passos.

A nova empresa também vai implantar a Rotatividade das vagas para motocicletas – tendo em vista que hoje uma das principais reclamações é a falta de vaga. Estará prevista ainda no edital a possibilidade de ampliação das áreas do Rotativo conforme a necessidade. Caberá à empresa sinalizar com pintura e placas a área do Rotativo e também repassar parte da arrecadação à prefeitura – o recurso será usado para a manutenção e melhorias no trânsito.

Idosos e deficientes terão gratuidade nas duas primeiras horas a fim de garantir a rotatividade nestas vagas também. Ainda haverá alterações nos horários para carga e descarga. Durante a noite e pela madrugada, qualquer veículo poderá usar as vagas de carga e descarga e a partir das 18h30, os caminhões poderão descarregar em qualquer vaga.